Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB participa do lançamento de Observatório de Oportunidades no Trabalho

sexta-feira, 16 de agosto de 2019 às 12h20

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais, Antônio Fabrício, participou nesta quinta-feira (15) do lançamento do Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no Trabalho, realizado pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil. A ferramenta reúne dados e informações com potencial de qualificar processos de tomada de decisão em relação às políticas públicas. As informações são coletadas em repositórios públicos e oficiais, integrantes do Sistema Estatístico Nacional.

“Os observatórios são ferramentas extremamente importantes para diagnóstico e conhecimento de fatos. Este observatório sobre diversidade e igualdade de oportunidade no trabalho traz dados de vários institutos e fontes diferentes e mostra como é estarrecedora a realidade da diferença de salários entre homens e mulheres. O Conselho Federal se fez presente porque está imbuído na luta da efetivação dos direitos e da igualdade social entre gêneros”, disse Fabrício.

Dados apresentados durante o lançamento, referentes ao ano de 2017, apontam que o rendimento mensal de mulheres no setor formal da economia é, em média, de R$ 2,7 mil, enquanto dos homens é de R$ 3,2 mil. O relatório mostra ainda que mulheres brancas recebem em média 76% do rendimento dos homens brancos, valores que são ainda menores para homens negros (68% dos homens brancos) e mulheres negras (55% dos homens brancos).

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres