Menu Mobile

Conteúdo da página

De forma inédita, Conselho Pleno da OAB-PR é presidido por uma mulher

sexta-feira, 12 de julho de 2019 às 17h49

Pela primeira vez na história recente da OAB Paraná, o Conselho Pleno foi presidido por uma mulher. Coube à presidente em exercício da seccional, Marilena Winter, a missão de conduzir juntamente com os demais diretores os trabalhos da 6ª sessão ordinária, que além de cumprir as atribuições previstas em regimento, deliberou sobre temas de interesse da advocacia e da sociedade.

“Espero que todas as advogadas do estado se sintam incluídas e ocupando este espaço, que é o espaço da diretoria, o espaço do conselho”, afirmou Marilena. A advogada agradeceu as manifestações de apoio e aproveitou para registrar que pela primeira vez na história da seccional a diretoria tem duas mulheres. “Quero enaltecer o trabalho impecável que a secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto vem realizando. É uma honra dividir esta diretoria com você”, disse.

O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, José Augusto Araújo de Noronha, fez questão de assinalar o simbolismo do momento e render as homenagens da advocacia à Marilena Winter. “Fiz questão de estar nesta sessão porque tenho certeza de que ela é histórica. Esta é a primeira vez que uma mulher preside uma sessão do Conselho Pleno. Tenho certeza de que em breve teremos outras mulheres presidindo as Ordens no Brasil”, disse.

Marilena abriu os trabalhos relembrando as recentes conquistas da OAB Paraná como o lançamento do sistema de divulgação da ordem de sustentação oral dos advogados nas câmaras recursais; o acordo assinado entre os TRTs do Paraná e de Santa Catarina, que permitirá que as audiências relativas a demandas de Porto União sejam realizadas em União da Vitória; e, mais recentemente, a demarcação de vaga exclusiva para advogada gestante, lactante, adotante ou que der à luz, conforme prevê a Lei Julia Matos (Lei nº 13.363) na sede do TJ-PR na rua Mauá.

Além dos conselheiros estaduais estiveram presentes na sessão o diretor tesoureiro, Henrique Gaede; o diretor de Prerrogativas, Alexandre Salomão; o conselheiro federal Artur Piancastelli, e o presidente em exercício da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/PR), Nelson Sahyun Junior.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres