Menu Mobile

Conteúdo da página

Santa Cruz fala em defesa da democracia ao receber título de cidadão de Campina Grande

sexta-feira, 5 de julho de 2019 às 17h26

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, e o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, receberam, na noite dessa quinta-feira (4), o título de cidadania de Campina Grande, durante solenidade na Câmara Municipal. Santa Cruz salientou a amizade com Paulo Maia e os laços profundos que mantém com o nordeste. Ele também fez uma defesa poderosa da democracia e dos direitos fundamentais.

"Campina Grande é a maior subseção do nordeste, com mais de quatro mil advogados. É uma cidade referência em todo o Brasil. Conhecida pela força do seu povo”, disse o presidente da OAB. Ele destacou que a defesa da democracia é um preceito da advocacia. “Não podemos aceitar a criminalização da política, porque isso é a criminalização da vontade do povo. Não podemos aceitar que o parlamento seja calado pelo ódio e pela fúria. Calado por aqueles que não acreditam na possibilidade do debate democrático, da produção da lei e da fiscalização. O Executivo brasileiro precisa de nós”, disparou Santa Cruz.

Santa Cruz afirmou ainda que a OAB acredita no contraditório, no devido processo legal e no respeito à divergência. “A liberdade política, de expressão, a advocacia e a arte morrem com o autoritarismo, com a visão unilateral, com a opressão, seja de quem for, da esquerda, da direita, de qualquer um. Temos de construir todos os dias as pontes do diálogo. E elas se dão através das instituições, da lei e da Constituição Federal. Serenos e firmes, sem darmos nenhum passo para trás, porque não temos o direito de ter medo ou de cuidar somente dos nossos próprios interesses. Nós representamos muito mais do que um milhão de advogados; nós representamos, inclusive, a memória dos mortos que fizeram muito mais do que nós por este País. Viva a Campina Grande e contem comigo como seu novo conterrâneo", concluiu o presidente nacional da OAB em seu discurso.

Já o presidente da OAB-PB lembrou de sua primeira ida a Campina Grande, no final da década de 1970, ao lado do pai. Paulo Maia citou algumas obras que a seccional está realizando em Campina Grande, como a nova sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), e ressaltou a importância da cidade para a política, cultura, advocacia, educação e economia da Paraíba, do nordeste e de todo o Brasil.

"Ter sido guindado ao posto de cidadão desta cidade, que tem a alcunha de Rainha da Borborema, é algo que não consigo mensurar. Quero dizer para todos da profunda emoção de receber esse título hoje. A cidadania pode em determinados momentos ser banalizada, mas ela é de uma grande simbologia, que de banal nada possui. Agora como cidadão de Campina Grande, mais ainda acrescenta na minha alma, no meu espírito, nos meus princípios e valores", declarou ele.

Renan Maracajá, um dos proponentes do título conferido a Santa Cruz, fez uma saudação ao presidente nacional da OAB e disse que o dia era especial para os vereadores e para a cidade pelo extraordinário momento quando Campina Grande recebe o advogado com a mais importante honraria do município. "Essa honraria se justifica pelas suas raízes familiares, mais especificamente na cidade de Monteiro. Campina é grata com quem lhe acolhe, essa terra sabe dignificar aquele que, mesmo não estando presente no seu cotidiano, a tem com o coração e o respeito que lhe é devido, que sabe honrar sua amizade", afirmou.    

O procurador da prefeitura de Campina Grande, José Fernandes Mariz, fez uma saudação aos homenageados, em nome da advocacia. "Não vim aqui como procurador, venho aqui saudar os bastiões da nossa democracia, nossas garantias constitucionais, o direito de falar, de se posicionar contra tantos atropelos e espancamentos às garantias constitucionais", disse. 

A solenidade foi presidida pela vereadora Ivonete Ludgério. O título de cidadania a Felipe Santa Cruz foi proposto pelos vereadores Renan Maracajá, Ivonete Ludgério, Luciano Breno e Rodrigo Ramos. Já o de Paulo Maia pelos vereadores Marinaldo Cardoso e Alcindor Vilarim.

Monteiro

Nesta sexta-feira (5), Santa Cruz cumpriu agenda em Monteiro, cidade do Cariri paraibano, berço de sua história familiar. Ele também visitou a Fazenda Santa Catarina, onde seus antepassados moraram, e em seguida na Câmara Municipal de Monteiro.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres