Menu Mobile

Conteúdo da página

FIDA aprova repasse de recursos para construção e reforma de subseções em diversos Estados

quinta-feira, 23 de maio de 2019 às 19h27

O Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) aprovou nesta quinta-feira (23) apoio financeiro para projetos em diversos estados do país, em reunião realizada na OAB-SP. Foram analisados projetos para reforma e construção de seccionais e subseções em Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraíba, Pará e Pernambuco. Os pedidos também foram encaminhados pelas Caixas de Assistência dos Advogados em todos esses Estados.

As solicitações variam desde recursos para construção de sedes de subseções, compra de material de informática e de móveis, além de dinheiro para reformas urgentes em locais de atendimento aos advogados e advogadas. O presidente do FIDA, Felipe Sarmento, reforçou a importância de uma prestação de serviço adequada à advocacia.

“É fundamental a organização das Seccionais, das Caixas de Assistência, para a realização de projetos que atendam os advogados. Muitos dependem desses recursos para conseguir até mesmo trabalhar de forma digna. São milhares de advogados em todo o país que precisam que esses recursos se transformem em serviços e benefícios”, afirmou Felipe Sarmento.

Dentre os projetos que vão receber recursos do FIDA se destacam a construção da sede da subseção de Catolé do Rocha, na Paraíba, a construção da subseção de Novo Progresso, no Pará, e a reforma da sede da subseção de Altamira, também no Pará.

O presidente da OAB-PB, Paulo Antonio Maia e Silva, destaca que o FIDA vai conseguir auxiliar diretamente mais de 120 advogados que trabalham na região de Catolé do Rocha-PB. “Este é um sonho acalentado há muitos anos pelos advogados do alto sertão da Paraíba. A subseção oferece uma estrutura de suporte para advocacia do sertão em um momento de crise. Quero agradecer ao presidente Felipe Santa Cruz e ao presidente do FIDA, Felipe Sarmento, por recursos que vão beneficiar concretamente centenas e centenas de advogados”, afirmou Paulo Maia e Silva.

O presidente da OAB-PA, Alberto Campos, reforça a necessidade que é a reforma da subseção em Altamira-PA, região com intensa atividade da advocacia, próxima a Usina de Belo Monte, e que teve o prédio da atual abalado em razão do desgaste e do clima da região.

“Altamira possui um trabalho de atendimento à sociedade civil muito importante. Reformar a sede é não apenas uma questão de segurança, porque ela ficou mesmo muito deteriorada, mas também uma questão de preservação de patrimônio. Já em Novo Progresso temos a dificuldade da distância. É um local com advocacia pulsante, mas fica isolado, no meio da Transamazônica, e precisamos colocar a bandeira da OAB lá, para atender à sociedade civil e aos advogados. É a mais longínqua região da Seccional do Pará e necessita de apoio”, disse Alberto Campos.

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, também acompanhou a reunião do FIDA e reforçou a necessidade dos projetos do Fundo para o desenvolvimento da advocacia em todo o país. “Quando apresentarem os projetos, pensem sempre naqueles advogados que estão passando dificuldades. Esse me parece ser o aspecto fundamental da atuação do FIDA, trazer o advogado para a OAB, para ele entender o funcionamento e ser acolhido no sistema, ainda mais nesse momento de crise. Caixa de Assistência também nunca foi tão importante como neste momento que vivemos”, disse Noronha.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres