Menu Mobile

Conteúdo da página

“A OAB desafia o arbítrio de quem busca obstaculizar a democracia”, diz Lamachia em posse na OAB-RS

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019 às 22h55

Brasília (DF) e Porto Alegre (RS) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou na noite desta quarta-feira (16) da solenidade de posse da diretoria da Seccional gaúcha da OAB para o triênio 2019/2021. Ele abriu a solenidade com um balanço de seus três anos à frente do Conselho Federal da Ordem, avaliou a primeira gestão de Breier e também recordou a época em que presidiu a OAB-RS.

“Não há honra maior para um advogado do que presidir a OAB. Nossa missão é a de defender a democracia, a Constituição, os Direitos Humanos e a correta aplicação das leis. A OAB pertence à ideologia que ela defende, que é a Constituição. Nossa entidade desafia o arbítrio de quem procura obstaculizar a democracia e as liberdades. A advocacia brasileira tem disposição para o diálogo e para o entendimento, tendo em vista a defesa da cidadania. E o que queremos é um país com mais justiça social, com mais ética”, apontou.

Ao avaliar os três primeiros anos de Ricardo Breier à frente da Seccional, Lamachia elogiou a disposição do colega. “Ele sempre foi dedicado e envolvido com as causas da Ordem. Esteve comigo nos meus dois mandatos como presidente. Fez um trabalho magnífico como presidente da OAB-RS”, elogiou Lamachia.

Por fim, deu um tom de despedida ao discurso ao relembrar sua trajetória no Sistema OAB, desde a Seccional do Rio Grande do Sul até o Conselho Federal. “Gratidão é uma dívida que não prescreve. Sou eternamente grato por tudo que fizeram por mim nesses 12 anos de caminhada na Ordem”, finalizou.

Ricardo Breier dividiu seu discurso em três momentos: reconhecimento ao trabalho de Claudio Lamachia; conquistas da primeira gestão e desafios para os próximos três anos. “É merecedora de registro a sua vibrante atuação na luta pelas prerrogativas dos advogados e em tantas outras conquistas. O projeto de lei que criminaliza o desrespeito das prerrogativas é um desses compromissos que entram para a história”, destacou Breier, sobre o trabalho de Lamachia.

Em relação às conquistas de 2016 a 2018, o presidente reeleito destacou as mudanças, envolvendo o processo eletrônico, que está se tornando realidade para a advocacia gaúcha. Ele também destacou a Lei Estadual 15.016/2017, que passou a reconhecer a natureza alimentar dos honorários, e fez uma prestação de contas de centenas de investimentos realizados nos últimos três anos, incluindo as nove Subseções inauguradas e outras nove reinauguradas. 

Posses

Também foram empossados o vice-presidente da OAB-RS, Jorge Luiz Dias Fara; a secretária-geral, Regina Adylles Endler Guimarães; a secretária-geral Adjunta, Fabiana Azevedo da Cunha Barth; e o tesoureiro, André Luis Sonntag; além dos conselheiros federais e estaduais do triênio 2019 a 2021, bem como a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS). A cerimônia festiva teve uma performance do músico João de Almeida Neto, com a interpretação da Ave Maria Pampeana.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RS

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres