Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia é agraciado com a Medalha Luiz Gama

terça-feira, 11 de dezembro de 2018 às 14h30

Brasília – A presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, homenageou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, com a Medalha Luiz Gama, concedida pela sua atuação em defesa da advocacia e sociedade.

Durante a homenagem a presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, agradeceu ao Conselho pela recepção que teve desde sua eleição e elencou a importância da parceria existente entre as duas entidades. “Não há democracia onde não há sociedade. Somos instituições (IAB e OAB) que são reconhecidas pela sociedade brasileira e temos a obrigação de atuar pela diminuição da desigualdade”, afirmou. 

Nascido em 21 de junho de 1830, na cidade de Salvador, filho de fidalgo português (cujo nome jamais revelou) e da escrava Luisa, conhecida pela ativa participação na Revolta dos Malês (com certeza a maior revolta de escravos ocorrida na Bahia no século XIX), e vendido, ele próprio, pelo pai como escravo aos 10 anos de idade.

Luiz Gama destacou-se na luta a favor da abolição da escravatura, tendo sido responsável pela libertação de mais de mil cativos, atuando como rábula, sempre dentro da lei, perante os tribunais.  

Luiz Gama faleceu em São Paulo, na data de 24 de agosto de 1882, sem ver concretizada a abolição que tanto defendera. A medalha foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer especialmente para o IAB.

A ação nobre de Gama foi reconhecida formalmente pelo Conselho Federal da OAB em 2015, quando lhe foi conferido o título póstumo de profissional da advocacia. 

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres