Menu Mobile

Conteúdo da página

Deu na mídia: OAB reage à fala de deputado sobre ‘acabar com o STF’

segunda-feira, 22 de outubro de 2018 às 12h19

Brasília – Nesta segunda-feira (22), veículos da grande imprensa deram destaque ao posicionamento da OAB Nacional, na pessoa do presidente Claudio Lamachia, frente às declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sugerindo o fim do Supremo Tribunal Federal (STF) e desmerecendo a função da corte.

Acompanhe, abaixo, algumas das principais publicações a respeito do tema:

Estadão - É obrigação do Estado defender o Supremo, diz OAB após vídeo sugerindo fim da Corte

Trecho: "O mais importante tribunal do País tem usado a Constituição como guia para enfrentar os difíceis problemas que lhe são colocados, da forma como deve ser. É obrigação do Estado defender o STF", diz o comunicado assinado pelo presidente nacional da entidade, Cláudio Lamachia. Leia mais. 

Zero Hora - Fala de Eduardo Bolsonaro “não colabora com a nossa democracia”, diz presidente da OAB

Trecho: Em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (22), Lamachia disse que a frase “não colabora com a nossa democracia e com o estado democrático de direito”. — A separação dos poderes está expressa na própria Constituição Federal. Nós não podemos conceber que, principalmente num momento como esse de tamanha crise institucional, autoridades e um deputado federal eleito, pessoas com mandato popular, possam avançar nesta linha —afirmou, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade. Leia mais. 

O Globo - OAB e AMB se manifestam após vídeo de Eduardo Bolsonaro

Trecho: O presidente da OAB, Claudio Lamachia, também se manifestou. Ele divulgou uma nota em defesa do STF como instituição essencial para garantir a estabilidade do país. “Chamamos atenção, especialmente, para o papel fundamental que o Supremo Tribunal Federal tem cumprido neste momento de crise. O mais importante tribunal do país tem usado a Constituição como guia para enfrentar os difíceis problemas que lhe são colocados, da forma como deve ser. É obrigação do Estado defender o STF”, diz o texto. Leia mais.

O Globo - Em vídeo, filho de Bolsonaro diz que 'basta um soldado e um cabo para fechar o STF'

Trecho: O presidente da OAB, Claudio Lamachia, afirmou, em nota, que o STF é uma instituição essencial para garantir a estabilidade do país. “O mais importante tribunal do país tem usado a Constituição como guia para enfrentar os difíceis problemas que lhe são colocados, da forma como deve ser. É obrigação do Estado defender o STF”. Leia mais.

Conjur - Em vídeo, Eduardo Bolsonaro fala em fechar STF e prender ministros

Trecho: Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB: "Prestes a ser encerrado mais um processo eleitoral, no mais longevo período democrático da história do Brasil, o desafio que se coloca é a preservação dos valores da democracia e da República. A separação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é condição para a existência do Estado de Direito e é uma forma de prevenir e coibir equívocos e erros cometidos pelo Estado. Sem separação entre os Poderes também não é possível haver a transparência que a sociedade exige dos agentes públicos. Leia mais. 

Istoé - É obrigação do Estado defender o Supremo, diz OAB após vídeo sugerindo fim da Corte

Trecho: “O mais importante tribunal do País tem usado a Constituição como guia para enfrentar os difíceis problemas que lhe são colocados, da forma como deve ser. É obrigação do Estado defender o STF”, diz o comunicado assinado pelo presidente nacional da entidade, Cláudio Lamachia. A nota da OAB destaca a importância do STF e de seu trabalho no momento de crise vivido pelo País. Leia mais. 


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres