Lamachia defende moção de reprovação da advocacia internacional à política migratória dos EUA
Brasília (DF) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia e da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), participou neste sábado (30), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, da reunião anual da União Internacional de Advogados (UIA), sediada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na ocasião, Lamachia defendeu a proposta que resultou numa dura moção de reprovação por parte das mais importantes entidades internacionais de Direito à política de “tolerância zero” nas regras migratórias imposta pelo governo de Donald Trump.
“As cenas que temos visto são impactantes e causam consternação a todos nós. A visão da OAB e das demais entidades ligadas à advocacia é de que há meios jurídicos viáveis para amenizar o sofrimento das famílias, em especial das crianças”, afirmou Lamachia no encontro.
Também em solo norte-americano, Lamachia esteve no Consulado Geral do Brasil nos Estados Unidos da América, onde foi recebido pelo cônsul-geral Ênio Cordeiro e seus adjuntos Lucia Maria Maierá, Marco Antonio Nakata e Cristiano Ebner.
O encontro dá prosseguimento ao conjunto de ações empreendidas pela entidade que no início da semana encaminhou ofício ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira e inúmeros organismos internacionais, além de receber a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, para tratar da participação da entidade na solução para o problema da segregação de famílias que cem ocorrendo especialmente na fronteira dos Estados Unidos com o México.
