Nos EUA, Lamachia reúne-se com cônsul-geral brasileiro por solução para crianças brasileiras separadas dos pais
Brasília – Em passagem pelos Estados Unidos, o presidente nacional da OAB e da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), Claudio Lamachia, completou agenda intensa com autoridades nos Estados Unidos em busca de soluções para o caso dos menores brasileiros que foram separados dos pais, quando da tentativa destes de ingressar naquele país.
Lamachia esteve no consulado do Brasil em Nova Iorque, com o Cônsul-Geral, Ênio Cordeiro, e seus três adjuntos: Marco Antonio Nakata, Lúcia Maria Maierá e Cristiano Ebner. Ele também se reuniu com o embaixador brasileiro para a Missão da ONU, Mauro Vieira.
A OAB tem grande preocupação com a situação destas famílias e tem buscado se engajar para encontrar soluções. Segundo informações não oficiais de funcionário brasileiros que atuam nos Estados Unidos, mais de 50 crianças brasileiras foram separadas dos pais desde que o presidente Donald Trump adotou a tolerância zero na política migratória, no mês de abril.
Com o envolvimento pessoal, Lamachia tem procurado colocar peso sobre as autoridades brasileiras locais em busca de alternativas que possam resolver a situação dos menores brasileiros.
Lamachia defendeu a proposta que resultou numa dura moção de reprovação por parte das mais importantes entidades internacionais de Direito à política de “tolerância zero” nas regras migratórias imposta pelo governo de Donald Trump, durante a reunião anual da União Internacional de Advogados (UIA).
A maratona é mais um esforço que se junta ao conjunto de ações empreendidas pela OAB para solucionar a questão. No início da semana, a Ordem encaminhou ofício ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e inúmeros organismos internacionais, além de receber a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, para tratar da participação da entidade na resolução para o problema da segregação de famílias que vem ocorrendo especialmente na fronteira dos Estados Unidos com o México.
