Menu Mobile

Conteúdo da página

"Subseção de Rio Grande traz otimismo nesses 85 anos por tudo que lutou", diz Lamachia

sábado, 23 de junho de 2018 às 13h13

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, reuniu-se com a advocacia da região sul do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (22), para prestigiar as comemorações de 85 anos da subseção de Rio Grande. Emocionado, Lamachia falou para a advocacia riograndina, autoridades da região e conselheiros seccionais, em um jantar alusivo à celebração, que ocorreu no Salão Nobre da Câmara de Comércio de Rio Grande.

O presidente nacional foi aplaudido e ovacionado por todos os presentes: “Sou e serei sempre eternamente grato por todos aqui presentes. Eu sinto um orgulho imenso em representá-los, em um momento tão difícil mo País, no Conselho Federal. Vivemos num cenário no Brasil muito delicado, nem na época da ditadura era assim, por que sabíamos o que queríamos. Hoje, temos um País dividido. Entretanto, a subseção de Rio Grande me traz mais otimismo nesses 85 anos de existência, por tudo que lutou e resistiu”.

Lamachia lembrou ainda quando chegou à presidência da OAB/RS, em 2007. “Nós prometemos aos advogados o simples nacional, as férias, os prazos em dias úteis, e isso tudo é uma realidade. Eu digo isso por que é motivo de orgulho, pois é uma obra coletiva e agradeço a todos que nos ajudaram nesta caminhada”. E ele ainda reverenciou a gestão do presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier: “Ele tem dado continuidade aos projetos e ainda conquistou fatos inéditos como o projeto de isenção de custas, as inúmeras sedes que foram e ainda serão inauguradas, o  OAB Cubo, e, sobretudo, o IPE Saúde, uma luta nossa desde 2007”, destacou Lamachia lembrando a advocacia em fazer o pré-cadastro no site da Ordem gaúcha.

"Trago aqui o abraço de mais de um milhão de advogados brasileiros, pois a história da nossa OAB Nacional se confunde com a história da democracia. O DNA da democracia é o DNA da OAB, e o DNA da OAB é o da liberdade e o da democracia, portanto recebam a homenagem do Conselho Federal e o reconhecimento de todos nós", celebrou ressaltando que “os 85 anos da subseção é a defesa da advocacia e da cidadani,  e nós somos sim os verdadeiros defensores da liberdade, da honra, do patrimônio e da dignidade. Viva Rio Grande e viva a advocacia”, bradou.

Representando o presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, no evento, o vice-presidente da Ordem gaúcha, Luiz Eduardo Amaro Pellizer, destacou que a data é muito significativa para toda a advogacia gaúcha: "Estou representando o nosso presidente  da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, nesse momento tão importante, de uma história que cresceu junto com a nossa  Ordem. Me sinto muito honrado de estar participando desse momento da advocacia riograndina"disse.

Destacando sobre os serviços disponibilizados à advocacia gaúcha, a presidente da CAA\RS, Rosane Marques Ramos, disse que o grande desafio da instituição era chegar ao interior do estado: “A CAA/RS está presente na subseção de Rio Grande e oferecemos diversos serviços a toda a advocacia da região”, salientou.

O presidente da subseção local, Everton Pereira de Mattos, destacou a importância e o papel da OAB ao longo dos 85 anos de atuação da subseção. “Não podemos esquecer a importância da Ordem na manutenção da plenitude da democracia, na fiscalização das irregularidades com a coisa pública, o que vem sendo realizado com brilhantismo no cenário nacional pelo presidente Cláudio Lamachia e no Rio Grande do Sul pelo presidente Ricardo Breier, com o auxílio dos 106 Presidentes de Subseções”, frisou. “Uma noite tão especial, um orgulho de ser presidente dessa subseção que completa 85 anos, em um momento tão delicado que vive o país, e sobretudo um orgulho de ser advogado”,concluiu.

Homenagem na Câmara de Vereadores
À tarde, a celebração foi realizada na Câmara de Vereadores do município, em Sessão Especial em homenagem aos 85 anos de fundação e dos 80 anos de instalação da subseção de Rio Grande. Diversas autoridades, advogados (as) e comunidade da região apreciaram à cerimônia.
Na ocasião, Lamachia falou sobre a atuação da OAB nacional e estadual e frisou o momento histórico do aniversário da subseção: "Estamos saudando, aplaudindo e reconhecendo o trabalho que foi feito, durante esses anos, pelos nossos sempre ex-presidentes que fizeram essa subseção. Eles são as peças fundamentais, pois são o alicerce na construção do futuro. Justamente pelas lições que nos deram na construção dessa fortaleza", afirmou.

O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, destacou que é importante enfatizar duas palavras: a justiça e a liberdade na atuação da OAB: "Sempre, ao longo da sua trajetória, a OAB teve um papel de suma importância na defesa da liberdade e da justiça. A história da Ordem é se posicionando e atuando nesse tema, bem como na defesa da democracia, das prerrogativas, nas Diretas Já, em tantos outros. Homenageio a todo os ex-presidentes também que fizeram parte da nossa história, onde na minha família somos quatro advogados. E a OAB foi decisiva na minha vida para ser um profissional. É um marco na nossa vida", ressaltou.

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador, Flávio Maciel, salientou que a OAB é uma instituição que orgulha muito a advocacia e a cidadania: “Nos orgulha pela valorização da advocacia e das prerrogativas, e pelas inúmeras atuações a  comunidade como um todo, por inúmeras ações, e a OAB Rio Grande caminha a passos largos e firme ao seu centenário”.

O proponente da homenagem, o vereador Rogério Gomes, ressaltou é um dia histórico ao nosso município, pois que ficará marcado a presença do nosso ilustre presidente,, gaúcho nacional da OAB, Claudio Lamachia. A OAB Rio Grande teve inúmeras conquistas nesses 85 anos e que passou por em várias gestões. Em 2015, o nossa cidade foi a sede do Colégio de Presidentes Estadual, e a nossa subseção tem uma forte atuação na nossa comunidade. Queremos sempre estar reverenciando esse espirito de Ordem e que as próximas gestões tenham esse mesmo zelo e apreço que as outras tiveram nesses 85 anos de existência. Vida longa a subseção riograndina.

Vistoria na nova sede da subseção de Pelotas
Aproveitando o deslocamento, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, visitou as obras da sede da subseção de Pelotas, município vizinho. "É uma grande conquista para a advocacia da região. Esse novo modelo de construção modular e sustentável é excelente", afirmou.

O diretor-tesoureiro, André Sonntag, explicou que esse tipo de projeto traz, além de maior qualidade, menos custos à construção. Para ele, adotar esse sistema faz parte de uma missão de inovação e sustentabilidade na Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul: “A subseção de Pelotas será a primeira a receber esse projeto de construções industrializadas e modulares. Em vez de um ano e meio, poderemos construir sedes em meses, será a marca do futuro das construções da OAB do Rio Grande do Sul”, enfatizou Sonntag.

Com OAB-RS

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres