Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB presente à homenagem do TRF-1 à presidente do STJ, Laurita Vaz

sexta-feira, 23 de março de 2018 às 10h00

Brasília – O secretário-geral da OAB Nacional, Felipe Sarmento, representou a entidade na cerimônia de outorga do Grande-Colar do Mérito Judiciário Ministro Nelson Hungria à presidente do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz. A homenagem aconteceu na última quinta-feira (22). A comenda é concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente do TRF1, desembargador federal Hilton Queiroz; pela presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Laurita Vaz; pelo desembargador federal aposentado e primeiro presidente do TRF1, Alberto José Tavares Vieira da Silva; pela desembargadora federal aposentada Neuza Alves; pelo representante da procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República, procurador da República Zilmar Drummond, e pelo representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secretário-geral Felipe Sarmento Cordeiro.

O grande-colar foi criado em 1991, como insígnia do cargo de presidente do TRF1 e de chanceler do Colar e da Medalha do Mérito Judiciário Nelson Hungria. Divididas em quatro categorias, as condecorações são entregues a personalidades, autoridades, pessoas jurídicas e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado pelos serviços prestados à cultura jurídica.

Ao receber a comenda, a ministra Laurita Vaz lembrou que ela faz referência ao ministro Nelson Hungria, a quem descreveu como “um dos mais brilhantes juristas brasileiros”, que chegou a integrar o Supremo Tribunal Federal. A ministra também destacou que o TRF-1 é a maior corte regional do país, tanto em relação ao território de jurisdição quanto ao número de processos.

A cerimônia também homenageou a desembargadora federal Neuza Alves, primeira mulher negra a integrar o tribunal federal. Foi inaugurada a exposição permanente da toga de gala da ministra, assim como a aposição de seu retrato da galeria do Tribunal.

A homenageada Neuza Alves destacou a importância de lutar cada vez mais pelo espaço das pessoas negras na sociedade e agradeceu a todos com quem trabalhou pela trajetória realizada. “Tenho neste momento uma sensação enorme de dever cumprido. Vim para o Tribunal para formar equipes e trabalhar até não poder mais, escrever meu nome na história do Tribunal acompanhada de todas essas pessoas que me trouxeram até aqui. Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé. Com essa fé cheguei ao topo da montanha e daqui do topo eu posso olhar o futuro e dizer: venham todos que quiserem realizar sonhos, que o caminho está aberto para todos", afirmou.

Com informações do STJ e do TRF-1

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres