Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB homenageia Cléa Carpi com descerramento de retrato na Galeria dos Medalhas Rui Barbosa

segunda-feira, 12 de março de 2018 às 21h59

Brasília – Em clima de emoção, a conselheira federal pelo Rio Grande do Sul e ex-presidente da OAB-RS Cléa Carpi – que também já foi secretária-geral da OAB Nacional – teve seu retrato inserido na galeria de integrantes da mais importante comenda da advocacia, a galeria dos Medalha Rui Barbosa. Na presença de conselheiros federais, membros da diretoria do Conselho Federal e do sistema OAB, Cléa agradeceu por ter sido indicada ao panteão e falou de sua história de paixão pela advocacia.

“Para mim foi uma honra muito grande receber a Medalha Rui Barbosa, do patrono da advocacia, um grande estadista e extraordinário advogado. Agradeço muito aos senhores conselheiros e às senhoras conselheiras a indicação do meu nome que surgiu, eu creio com muita certeza, do movimento das mulheres advogadas brasileiras. Isto em 2016, no Ano da Mulher Advogada”, disse ela. “Sempre falo que a vida é feita de escolhas. A importância das escolhas reside na fidelidade. Uma das fidelidades da minha alma é a OAB. A OAB está no núcleo da defesa da justiça social, dos direitos humanos e das prerrogativas da advocacia que são as prerrogativas da cidadania brasileira. Me encanta também na advocacia essa voz da liberdade”, declarou Cléa.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, falou do carinho que nutre pela homenageada e em seu discurso destacou também a trajetória de Cléa. “Cléa é uma referência para todos nós no Rio Grande do Sul. Ela tem uma história que me dá a oportunidade e a honra de dizer que é minha madrinha e de todos nós no Rio Grande do Sul. A Cléa é daquelas pessoas que ensina a partir do exemplo e isto é algo que tem de ser dito principalmente num Brasil que está tão carente de exemplos”, disse Lamachia. “A OAB dá ao Brasil uma grande homenageada”, acrescentou ele.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, destacou que Cléa serve como um exemplo para todas as advogadas. “Quando falo que nossa querida Cléa é uma amada, iluminada e é a nossa luz, é verdade. Isto representa história. É um grande marco e um grande exemplo para todas nós mulheres de Ordem. Mulheres advogadas que contribuem diuturnamente para o crescimento de nossa instituição. Quero registrar minha profunda admiração e o orgulho de finalmente ver uma Medalha Rui Barbosa no nome de uma mulher”, destacou ela.

Falando em nome dos conselheiros federais, o conselheiro gaúcho Renato Figueira manifestou seu carinho pela homenageada em tom emocionado. “Saudá-la e enumerar seus feitos, seus serviços prestados à advocacia, à Ordem e à cidadania, é obra para um seminário. Cléa, continue assim. Continue a ser esta Cléa notável, que só engrandece”, afirmou ele.

A presidente da Associação Brasileira de Advogadas (ABRA), Meire Mota, salientou a atuação de Cléa durante a Assembleia Nacional Constituinte. “Falar da Cléa é falar da história da mulher brasileira. Falar da história da advocacia brasileira é falar da história da mulher na OAB. Tive a honra de conhecê-la na Constituinte já lutando pelos direitos sociais, pelos direitos humanos e pelo respeito à advocacia, pela grandeza da advocacia brasileira. A doutora Cléa com certeza muito contribuiu inclusive para o papel que a mulher tem na Constituição quando fala da igualdade de direitos entre homens e mulheres”, disse Mota.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres