Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB presente ao lançamento da 15ª edição do Prêmio Innovare

quinta-feira, 8 de março de 2018 às 17h50

Brasília – Foi lançada nesta quinta-feira (8) a 15ª edição do Prêmio Innovare, que reconhece práticas inovadoras no sistema de Justiça. As inscrições para a premiação vão até o dia 30 de abril e contemplam diversas categorias, sendo a advocacia uma delas. O presidente nacional da OAB e membro do conselho superior da premiação, Claudio Lamachia, participou da cerimônia, realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça. 

Clique aqui para se inscrever na 15ª edição do Prêmio Innovare

Serão contempladas as seguintes categorias: Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Justiça e Cidadania. Além dessas categorias, a comissão julgadora poderá premiar uma iniciativa dentre todas as recebidas, sobre o tema de combate à corrupção.

“O Innovare se consolidou como o maior prêmio no âmbito do sistema de Justiça. Nesta 15ª edição ele destaca um tema que é fundamental, que são as práticas efetivas de combate à corrupção, esta chaga que afeta a todos os cidadãos. Quando se fala em corrupção, temos que lembrar que são recursos desviados que deveriam ir para saúde e educação, por exemplo. A corrupção, no limite, mata, porque retira da sociedade recursos fundamentais”, afirmou Lamachia. “Temos que aplaudir o prêmio, porque o Brasil precisa ser passado a limpo.”

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, também exaltou a temática especial da premiação, dizendo ser o “tema central do país” no momento. “Para o sistema de Justiça e para o sistema social, corrupção é crime e como tal o sistema de Justiça tem o dever de combater todas as práticas que possam conduzir, levem ao seu aperfeiçoamento e que tenham eficácia no sentido de fazer com que não se passe a estas gerações de hoje, às novas gerações, que nós não lutamos para que nós tenhamos uma sociedade nos termos previstos no preâmbulo da Constituição, livre, justa e solidária", declarou.

“O Poder Judiciário surge como ponto de equilíbrio, como braço forte para compor crises dentro e fora do Estado. O Judiciário tem desempenhado bem seu papel. Mas não está só. A sociedade brasileira conta com essa frente de combate esperançosa e confiante”, afirmou a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz.

O presidente do Conselho Superior do Innovare, o ex-ministro do STF Ayres Britto disse que a Constituição Federal é o caminho para superar crises, apresentando diversas soluções coletivas para o país. A cerimônia ainda contou com a presença dos ministros do STF Dias Toffoli e Roberto Barro, o presidente do TST, Brito Pereiro, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. 

As práticas que atenderem ao regulamento serão visitadas por consultores especializados e, em seguida, avaliadas pela comissão julgadora, composta por ministros do STJ e do STF, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados e outros profissionais.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres