Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia homenageia a advocacia pública durante discurso em seminário da AGU

quarta-feira, 7 de março de 2018 às 22h03

Brasília - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, representando a advocacia brasileira, homenageou nesta quarta-feira (7) todos os profissionais da advocacia pública durante a solenidade de abertura do Seminário Internacional AGU 25 Anos: Segurança Jurídica para o Brasil.

“Trago com alegria a palavra da OAB em homenagem aos 25 anos da Advocacia-Geral da União, em uma data que carrega enorme simbolismo como a de hoje [Dia Nacional da Advocacia Pública]. Todos sabemos que os dias atuais são difíceis e em momentos como este fica ainda mais evidente a importância de uma carreira de estado fortalecida. Por conseguinte, é imperioso assegurar à advocacia pública máxima autonomia no exercício de suas funções, com pleno respeito a suas prerrogativas e à sua independência técnica", disse. 

Ele assinalou ainda que "a AGU é basilar para a União, para o Estado Democrático de Direito e para a sociedade. O controle de legalidade exercido pelos profissionais da carreira é fundamental para todos os atores do ordenamento jurídico brasileiro”.

Lamachia aproveitou para parabenizar as mulheres. “O faço, sobretudo às colegas advogadas, nas figuras da advogada-geral da União, Grace Mendonça, da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia e da Presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, pelo Dia Internacional da Mulher que amanhã será celebrado”, completou.

O presidente da República, Michel Temer, também destacou o “papel ímpar” que a AGU exerce no âmbito da União, além de se dizer honrado por ter à frente da pasta “uma advogada de envergadura e destemor como é Grace Mendonça”. 

Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), falou em nome do Poder Judiciário, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça, agradeceu aos presentes e encerrou a solenidade.  

Presenças

Além de Lamachia, Michel Temer, Cármen Lúcia e Grace Mendonça, compuseram a mesa de honra os ministros de Estado Eliseu Padilha (Casa Civil), Torquato Jardim (Justiça) e Raul Jungmann (Defesa); a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; os presidentes do Superior Tribunal Militar (STM), José Coelho Ferreira; do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira; do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux; do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, além dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes (STF).

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres