Menu Mobile

Conteúdo da página

“A OAB não é do governo nem da oposição: é da sociedade e da advocacia”, diz Lamachia em Uberlândia

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 às 19h10

Brasília (DF) e Uberlândia (MG) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, proferiu um discurso nesta quarta-feira (31), em Uberlândia (MG), onde comentou o momento delicado pelo qual passa a política brasileira e reforçou o papel da entidade enquanto voz constitucional do cidadão.

“Estes tempos já não são novidade para ninguém. Quando assumimos a direção nacional da OAB, em fevereiro de 2016, o primeiro ato desta gestão foi ir ao STF pedir o afastamento do então deputado e presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Vários outros episódios se sucederam, e a Ordem não recuou. Passamos por dois momentos tristes, mas necessários, pedindo os impeachments de Dilma Rousseff e mais recentemente de Michel Temer. Atravessamos aguda crise política e em momento algum a Ordem dos Advogados do Brasil silenciou. A OAB não é do governo nem da oposição: é da sociedade e da advocacia”, apontou.

“A crise perdura”, continuou. “Mas nada disso que aconteceu e vem acontecendo no Brasil calou a OAB. Quando temos o conhecimento de que estamos desagradando dois lados, aí sim temos a certeza do cumprimento de uma das mais importantes missões institucionais da Ordem. O partido da OAB é o Brasil e nossa ideologia é a Constituição Federal”.

Ele também enfatizou a necessidade contínua de o Conselho Federal da OAB ir aonde a advocacia está. “Me sinto verdadeiramente presidente nacional da OAB quando percorro os Estados, as Seccionais, as Subseccionais, converso com colegas. Me sinto realizado enquanto presidente desta entidade não dentro de um gabinete em Brasília, mas recolhendo de advogadas e advogados sugestões e críticas. É assim que se sente o pulsar da advocacia”, apontou. 

Prerrogativas

O presidente nacional da OAB lembrou ainda que, a par de todos os acontecimentos políticos notórios que assolam a nação, “a Ordem jamais deixou de cuidar daquela que é sua precípua missão e seu cerne de existência, que é a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia para garantir justa e correta representação do cidadão”. 

Sala de Apoio

Durante inauguração da Sala de Apoio ao Advogado no Palácio da Justiça Rondon Pacheco, no Fórum Abelardo Penna, Lamachia elogiou o trabalho realizado pela Seccional mineira e pela Subseção uberlandense. “Pela obra que hoje é entregue à advocacia, nota-se o afinco dos trabalhos aqui desempenhados”, disse.

Estiveram presentes o presidente da OAB-MG, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves; o secretário-geral adjunto Charles Fernando Vieira da Silva; o tesoureiro-adjunto Adriano Cardoso Silva; e o diretor institucional Fabrício Souza Cruz Almeida. 

Também compareceram a presidente da Subseção da OAB Uberlândia, Ângela Parreira de Oliveira Botelho; o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA) da OAB-MG, Sergio Murilo Diniz Braga; o conselheiro federal por Minas, Eliseu Marques de Oliveira; o diretor do Foro Estadual, Lourenço Migliorini; além de conselheiros seccionais, presidentes de Subseções da região, presidentes e membros das Comissões da OAB-MG, autoridades locais e vários profissionais da advocacia de Uberlândia. 


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres