Menu Mobile

Conteúdo da página

EE 24: Conferência sedia 1º Encontro Nacional do Movimento Mais Mulheres na OAB

terça-feira, 28 de novembro de 2017 às 15h10

São Paulo - Na tarde desta terça-feira (28) foi realizado, durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o Evento Especial 24, o 1º Encontro Nacional do Movimento Mais Mulheres na OAB. A ação foi coordenada por Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA).

Após a abertura oficial pela Diretoria da CNMA, Eduarda disse se sentir honrada em conduzir os trabalhos da comissão por uma causa tão nobre.  “Nós temos que querer sempre mais, mesmo. Afinal, somos mulheres e profissionais da advocacia, nós queremos ver o Brasil abraçando essa bandeira. Já conseguimos muitas conquistas, mas precisamos de mais e contamos com vocês”, afirmou a advogada.

“Temos que mostrar nossa cara. Se nós nos unirmos para implementar este plano muitas conquistas serão feitas. Precisamos colocar em prática a igualdade que tanto falamos”, completou Eduarda.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia,  esteve no encontro e enfatizou o esforço pela inclusão de mais mulheres na OAB desde o início de sua gestão. “A OAB precisa da força das mulheres, vocês são efetivamente guerreiras, e o Brasil preciso disso em todas as áreas, neste momento. Reitero meu compromisso com esta causa e digo que as mulheres quebraram mais um paradigma”, disse.

A presidente da OAB de Alagoas, Fernanda Marinela, definiu o papel da mulher advogada e falou sobre a efetivação de direitos e cotas femininas: “Nós mulheres advogadas que temos conhecimento da lei, dos nossos direitos, temos ainda mais responsabilidades que as demais mulheres brasileiras. Precisamos estar à frente dessa batalha, não é uma tarefa fácil, mas já vencemos bastante nessa trajetória. Ainda há muito que ser melhorado, mas, agora, é a hora de caminharmos unidas e mostrar que nós mulheres sabemos fazer política, que temos conhecimento, habilidade, sabedoria e estrutura para tomada de decisão quando necessário.”

Luciana Nepomuceno, conselheira federal por Minas Gerais, falou sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres e o preconceito de gênero na política.“Vivemos em um mundo predominantemente masculino, isso se reflete, principalmente, no mercado de trabalho, em que mulheres podem exercer as mesmas profissões, mas ganham salário melhor”, disse.

Estefânia Viveiros, primeira mulher a presidir uma seccional da OAB (no Distrito Federal), afirmou que é preciso “lutar muito, principalmente pelos direitos trabalhistas”. “Crescemos na OAB, mas precisamos mais e, para isso é necessário a movimentação de todas e articulação política. Advogadas unidas, OAB fortalecida”, disse.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada de São Paulo, Kátia Boulos, destacou a importância da causa como exemplo para outras mulheres. “Mulheres empoderadas dão voz aquelas que ainda vão se empoderar. Ainda vamos engrandecer muito este movimento, que tem o objetivo de unir mulheres advogadas.”

Já a vice-presidente da CNMA, Helena Delamonica, destacou a representatividade, o trabalho de todas as mulheres e convidou as colegas para dar o depoimento sobre as ações exitosas das comissões da mulher advogada das seccionais e as presidentes das comissões da mulher advogada.

O encontro foi encerrado com a apresentação do vídeo "Mais Mulheres na OAB" e muita euforia pelo público presente com a assinatura do termo "Por Mais Mulheres na OAB", um documento histórico para a advocacia feminina.

Confira mais fotos na Galeria de Imagens

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres