Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia anuncia fórum permanente para discutir a qualidade do ensino superior

terça-feira, 17 de outubro de 2017 às 22h14

Brasília - A OAB Nacional promoveu na tarde desta terça-feira (17) a audiência “O Ensino Superior na Visão dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas” com o objetivo de discutir a qualidade do ensino superior e formação em diversas áreas. Segundo o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a reunião de diferentes conselhos profissionais será fundamental para fomentar o debate necessário para a melhoria do ensino superior no Brasil. Durante a audiência, Lamachia anunciou ainda que a audiência desta tarde inaugura um fórum permanente para debater a educação superior no país.

O evento contou com a participação do secretário-geral da OAB e coordenador nacional do Exame de Ordem, Felipe Sarmento, do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB, Marisvaldo Cortez e do conselheiro federal por Santa Catarina, Tullo Cavallazzi Filho.

“A partir desta união de forças com todos os conselhos teremos condições de enfrentar os problemas da Educação, que tem sido colocado como moeda de troca política, o que não podemos aceitar de forma nenhuma. Educação é a base que qualquer nação desenvolvida. No Brasil temos visto uma proliferação de faculdades. E nós da OAB, especificamente por nossa experiência na área jurídica e no nosso acompanhamento nesta área, temos visto uma proliferação de cursos de direito ao longo dos últimos 15 anos, muitas vezes liberados justamente como troca em determinadas situações, o que é inaceitável”, disse Lamachia. “Temos de inserir este debate cada vez mais em todas as profissões regulamentadas”.


O presidente nacional da OAB criticou ainda a influência do poder econômico sobre os rumos do ensino superior no país. “O Conselho Nacional de Educação é composto basicamente por aqueles que têm interesse comercial na área do ensino e isso precisa mudar. Temos de encontrar uma equação que nos dê condições de podermos debater a qualidade do ensino e acima de tudo acabar com a ideia de mercantilização do ensino no Brasil. Isto é fundamental”, afirmou ele.

A audiência reuniu representantes do Conselho Federal de Medicina, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Conselho Federal de Serviço Social, Conselho Federal de Biologia, Conselho Federal de Educação Física, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Conselho Federal de Farmácia, Conselho Federal de Veterinária, Conselho Federal de Psicologia do Brasil, Conselho Federal de Química, Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, Conselho Federal de Nutricionistas, Conselho Federal de Fonoaudiologia, Ordem dos Músicos do Brasil, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Federal de Enfermagem e Conselho Federal de Administração.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres