Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-RS divulga manifestação

segunda-feira, 11 de setembro de 2017 às 10h30

Brasília - A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul (OAB-RS), por meio do seu Conselho Pleno, vem a público divulgar Nota Oficial.

Uma das principais virtudes que se espera de homens públicos é o equilíbrio. É a capacidade de, mesmo num momento de debate e ideias opostas, saber se portar com a dignidade e capacidade de interagir num ambiente democrático. O que não se tolera em um homem público, que pretende ser um líder classista, pago com o suor dos tributos repassados pelos cidadãos brasileiros, é a postura arrogante de estímulo ao confronto entre classes.

Os advogados do Rio Grande do Sul foram atacados de forma desequilibrada, leviana e irresponsável pelo presidente da Associação do Ministério Público do RS, Sérgio Hiane Harris. Por meio de insinuações maldosas, mentiras jogadas ao vento, acusações infundadas e insustentáveis, que não representam a posição institucional do Ministério Público do RS, esse servidor público, que deveria ter a mínima condição para lidar de forma equilibrada com situações de debate da sociedade brasileira, vem procurando transformar a advocacia numa espécie de vilã de suas convicções pessoais. Um comportamento minúsculo, vil, sorrateiro.

Os advogados não aceitam essa postura e a repudiam com veemência. Contudo, não causa surpresa este comportamento recente de ataques à advocacia. Em outros momentos, o mesmo promotor evocou lutar “até morrer”, como se estivéssemos em estado de sítio ou guerra declarada. Quando um homem público age desta forma desproporcional e desalinhada com o cargo que representa, devemos alertar a sociedade gaúcha sobre os reflexos desse comportamento inconsequente. Uma atitude lamentável sob todos os aspectos.

Os ataques aos advogados têm como pano de fundo a tentativa de enfraquecer a cidadania da população. A OAB-RS, fiel defensora de direitos e garantias da sociedade, zelosa e atenta aos interesses do cidadão, jamais se curvará a esse tipo de intimidação. Em nome da defesa da cidadania e dos direitos dos cidadãos, os advogados seguirão unidos. Sem clima bélico. Sem desequilíbrios. Mas sempre se posicionando e denunciando. Os advogados gaúchos permanecerão determinados a cumprir sua missão de cabeça erguida.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres