Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional cruza o país em defesa das prerrogativas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017 às 14h00

Brasília – Cumprindo sua missão institucional de ir aonde a advocacia está, independentemente de distância ou condições de acesso, a OAB Nacional tem percorrido todo o país para checar as condições do exercício profissional de advogadas e advogados, bem como garantir o respeito às prerrogativas da classe.

O presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, esteve na noite desta quinta-feira (30) em Aracaju (SE), onde lançou o Aplicativo de Prerrogativas da OAB, que permite o registro de denúncias de violações de prerrogativas e seu acompanhamento. 

“O presidente da Ordem em Sergipe, Henri Clay Andrade, com sua sensibilidade, responsabilidade e compromisso com a causa da advocacia, entrega este instrumento essencial para o exercício profissional no dia a dia. E, acima de tudo, para valorizarmos e buscarmos respeito às prerrogativas profissionais, que pertencem, ao fim e ao cabo, ao próprio cidadão”, discursou.

No evento, Lamachia também comentou a grave crise que o País atravessa. “É uma crise moral sem procedentes, o que preocupa muito a OAB e toda a sociedade brasileira. Precisamos ir a fundo em tudo, respeitando os devidos processos legais, a ampla defesa e o contraditório de todos os investigados. O Brasil acima de tudo necessita ser passado a limpo", afirmou.

Na ocasião ele também criticou a falta de capacidade instalada do Poder Judiciário, com situações precárias em diversas seccionais e – principalmente – subseccionais da Ordem. 

De Sergipe, Lamachia percorreu os 1.700 km até Araguaína (TO), onde um grande ato em defesa da advocacia foi convocado pelo presidente da seccional, Walter Ohofugi. Acompanhado do vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves, e do diretor-tesoureiro Antônio Oneildo Ferreira, Lamachia juntou-se a uma grande marcha nas ruas da cidade, que contou com todos os outros seis presidentes de Seccionais da Ordem na Região Norte do País.

O ato é uma reação ao assassinato do advogado Danillo Sandes Pereira, 30 anos, no final do mês de julho. Nesta quarta-feira (29), a Polícia Civil prendeu o acusado de ser o mandante do crime, motivado por uma negativa do advogado em fraudar a distribuição de bens do inventário.

Em virtude da mobilização, o Colégio de Presidentes da Região Norte, que seria realizado em Palmas nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, foi transferido para Araguaína, que pela primeira vez na história da cidade receberá diretores da OAB Nacional. 

Caravana das Prerrogativas

O ato que simboliza o intuito da atual gestão da OAB Nacional em de fato estar em todos os lugares em que a advocacia está é a Caravana Nacional das Prerrogativas. Já são 17 Seccionais contempladas, outras dezenas de Subseções visitadas, centenas de profissionais ouvidos e milhares de advogadas e advogados cada vez mais próximos da OAB. A Caravana Nacional das Prerrogativas – que até o fim de 2017 percorrerá as 27 Seccionais da Ordem – tem como expoente de seu saldo positivo o reconhecimento da advocacia brasileira.

O itinerário da atual gestão começou pelo Paraná, onde a Caravana ficou de 9 a 11 de agosto de 2016; seguiu para Santa Catarina (12 de agosto de 2016); Tocantins (22 a 25 de agosto de 2016); Amazonas (15 e 16 de setembro de 2016); Paraíba (25 a 27 de outubro de 2016); Bahia (16 a 18 de novembro de 2016); Espírito Santo (30 de novembro e 1º de dezembro de 2016); Piauí (6 a 8 de dezembro de 2016); Mato Grosso do Sul (14 e 15 de dezembro de 2016); Maranhão (15 e 16 de fevereiro de 2017); Rio Grande do Norte (8 e 9 de março de 2017); Goiás (5 e 6 de abril de 2017); Mato Grosso (10 a 12 de maio de 2017); Alagoas (16 e 17 de maio de 2017); Rondônia (30 de maio a 1º de junho de 2017) e Distrito Federal (22 de agosto).


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres