Menu Mobile

Conteúdo da página

Vice-presidente nacional da OAB ministra palestra sobre advocacia nos conflitos familiares

sexta-feira, 25 de agosto de 2017 às 18h07

Brasília (DF) e São Luís (MA) – O vice-presidente nacional da OAB, Luís Cláudio Chaves, proferiu palestra na VIII Conferência Estadual da Advocacia do Maranhão, nesta quinta-feira (24), sobre o tema “A indispensabilidade do advogado na solução dos conflitos familiares”. Em seu discurso, ele destacou também a importância da conduta ética e ilibada que deve ser marca de advogadas e advogados.

Luis Cláudio abordou aspectos importantes sobre a conciliação. “O Direito de Família está em evolução, mas o Judiciário ainda não está preparado para vencer os desafios na solução de conflitos familiares”, afirmou. 

Para Chaves, é preciso priorizar a conciliação, o que, segundo ele, não é a tendência das soluções jurídicas na área. “O que mais encontramos são juízes sem tempo para ouvir os cônjuges e a posição conflituosa com que uma parte vê a outra”, resumiu. 

O vice-presidente nacional da OAB alertou também para um fato que explica o alto grau de litígio no país. “A legislação brasileira ajuda a perpetuar a lógica do conflito. O profissional da advocacia ganha mais trabalhando em um divórcio pela via litigiosa do que pela amigável”, observou Chaves. 

Para ele, haverá uma contribuição à Justiça ainda maior por parte da advocacia se os profissionais assumirem o protagonismo na solução dos conflitos de família pelo trabalho de mediação.

Os trabalhos da mesa foram conduzidos pela presidente da Comissão de Direito da Família da Seccional Maranhão, Vivian Bauer.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-MA 


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres