Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia ressalta protagonismo da OAB durante evento de jovens advogados em Rondônia

sexta-feira, 2 de junho de 2017 às 16h35

Brasília (DF) e Porto Velho (RO) – Teve início ontem (1º), na capital rondoniense, a XIII Conferência da Advocacia de Rondônia e o XVI Encontro Nacional da Jovem Advocacia. Com a finalidade de debater as demandas e expectativas dos advogados em início de carreira e dos demais profissionais, os eventos reúnem profissionais do estado e de todo o Brasil e seguem até o sábado (3).

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, abordou em seu discurso de abertura a crise política que se instalou no país, destacando a ação do Conselho Federal durante o período. “A OAB, com o apoio de todos os conselheiros federais e dos mais de um milhão de advogados em todo o país, tem trabalhado arduamente para restabelecer a ordem no Brasil. Nós atuamos pedindo a cassação do então presidente da Câmara, Eduardo Cunha; no impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff; e agora com o pedido de impedimento de Michel Temer. Isso mostra que a Ordem não tem bandeira partidária, não toma nenhum lado, a não ser o da defesa do Estado Democrático de Direito, do ordenamento jurídico e da Constituição”, enumerou.

Andrey Cavalcante, presidente da OAB-RO, também comentou o atual momento. Andrey afirmou que revoluções são necessárias, mas exaustivas. Concluiu dizendo que as fontes inesgotáveis de energia e tempo para vencer essa luta são os jovens advogados. “Quem pode nos ajudar a suprir com vitalidade e firmeza o movimento geral de ideias que encampamos para transformar os valores da nossa vida cívica? Não temos aliado melhor para esse desafio do que o protagonismo histórico-social de nossa juventude”, salientou.

A vice-presidente da Seccional, Maracélia Oliveira, que também preside a Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), agradeceu a presença de todos e parabenizou o presidente Lamachia, por concretizar, em cada estado da federação, o que chamou de merecida aproximação do sistema dos advogados.

Ao agradecer os presentes, o conselheiro federal Elton Assis (RO), que também é ouvidor nacional da Ordem, lembrou do trabalho constante da Seccional para valorizar o advogado rondoniense e garantir o respeito às prerrogativas da classe. “Sou testemunha que tudo que a Seccional tem feito e proporcionado ao advogado de Rondônia. Enfrentamos problemas diários, empecilhos muitas vezes gerados pela falta de planejamento ou pelas dificuldades orçamentárias dos Poderes, em especial do Poder Judiciário. Porém, importante que se diga a toda advocacia presente neste evento que a OAB continuará vigilante aos preceitos constitucionais que garantem o livre exercício da advocacia”, recordou.

Após a abertura do evento, o renomado advogado criminalista Roberto Podval palestrou sobre ‘A Advocacia em Tempos de Lava-Jato’. Em seguida, o também renomado advogado e doutor em Direito Luiz Flávio Gomes deu continuidade às palestras debatendo ‘A Democracia em Tempos de Lava-Jato’. Depois das palestras, o ex-presidente nacional da OAB, Cezar Britto, realizou o lançamento do livro ‘Fiz-me advogado na luta’.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RO


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres