Menu Mobile

Conteúdo da página

Visita a órgãos da Justiça em Maceió encerra Caravana em Alagoas

quarta-feira, 17 de maio de 2017 às 19h31

Brasília – Nesta quarta-feira (17), a Caravana Nacional das Prerrogativas da OAB chegou à capital alagoana, onde encerra sua passagem pelo Estado. A primeira visita foi à sede da Justiça Federal, na Serraria, onde advogadas e advogados foram ouvidos sobre os problemas enfrentados diariamente no local.

O procurador nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Charles Dias, conversou com vários advogados e lembrou que os problemas enfrentados em Alagoas são iguais aos de diversas partes do país. “É uma orquestração contra a advocacia. Identificamos que é uma intenção de nos colocar de joelhos, reduzir o papel da advocacia. Estamos caminhando para uma ditadura da toga, e nesse contexto só quem pode se opor a isso somos nós”, apontou.

Fernanda Marinela, presidente da OAB-AL, também comentou a visita feita à Justiça Federal. “Constatamos em Alagoas situações lamentáveis, um sistema caótico que causa inúmeros prejuízos a todos e não podemos ficar parados, precisamos sim agir para modificar essa realidade. A OAB estará nessa luta e contamos com o apoio de todos os advogados, são eles os nossos olhos e ouvidos em todas as comarcas”, reiterou.

Tribunal de Justiça

Após a visita ao Justiça Federal, a Caravana seguiu para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), onde foi recebida pelo desembargador Otávio Praxedes, presidente do órgão. A pauta do encontro foi o diagnóstico inicial feito durante a viagem aos municípios de São José da Tapera, Santana do Ipanema, Mata Grande, Delmiro Gouveia e Arapiraca. 

Com relação à carência de magistrados, o desembargador afirmou que até setembro deste ano, mais 13 juízes serão nomeados para as comarcas de 1ª entrância, atendendo pleitos antigos da Ordem. A carência no quadro de servidores também esteve na pauta. Várias comarcas estão com o quadro insuficiente; na maioria, apenas dois servidores são concursados, os demais, cedidos por prefeituras. Outro compromisso firmado com o Tribunal junto à OAB Alagoas foi referente à revitalização dos prédios que abrigam os fóruns no interior do estado. 

Ao final do encontro, o presidente do TJ-AL firmou compromissos com a Seccional alagoana. 


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres