Menu Mobile

Conteúdo da página

Caravana das Prerrogativas cruza o interior do Mato Grosso

quinta-feira, 11 de maio de 2017 às 16h09

Brasília (DF) e Cuiabá (MT) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, chegou ao Mato Grosso para se juntar, nesta quinta-feira (11), à Caravana Nacional das Prerrogativas, que inicia na Subseção de Primavera do Leste seu segundo dia de atividades com o objetivo de vivenciar as demandas e angústias da advocacia no interior do País. 

Em suas palavras iniciais na sede da Subseção, Lamachia saudou a advocacia mato-grossense em nome dos presidentes da OAB Mato Grosso, Leonardo Campos, e de Primavera do Leste, Edmar de Jesus Rodrigues, e declarou aberta a audiência pública com advogadas e advogados da região.

“Eu quero e faço questão de estar com a advocacia, recolhendo as sugestões, críticas, ideias, mas principalmente as angústias. Venho ao Mato Grosso com muita alegria e muita honra, sempre. A acolhida e a união vistas aqui são provas claras, cabais e definitivas do respeito que existe entre a advocacia e para com a advocacia, mas acima de tudo, para com a própria cidadania. O momento do País é delicado, de profunda crise moral e ética, de divisão. Uma das funções da Ordem é encontrar o equilíbrio disso tudo”, conclamou.  

Em seguida, foi a vez de Leonardo Campos reforçar a importância do respeito irrestrito às prerrogativas da advocacia. “Não nos furtamos de dizer que prerrogativas não são privilégios de uma classe, mas garantias do cidadão de ser representado por profissionais autônomos, independentes e que possam agir com liberdade no Estado de Direito, resguardando a ampla defesa e o contraditório daquele que o constituiu. Violar prerrogativas é violar a Constituição Federal de 1988”, disse.

Ele também destacou a união da advocacia local, responsável por sensibilizar o Poder Judiciário do estado a construir o Fórum de Primavera do Leste, conquista que “mostra a força dos colegas e das colegas advogadas em seus pleitos e permite o exercício mais altivo e eficaz da profissão”. 

Desagravo

A passagem da Caravana Nacional das Prerrogativas pela Subseção de Primavera do Leste ficou marcada também pela realização de desagravo público do advogado Wender Luiz dos Santos, que foi agredido por uma escrivã e um policial.

Sobre o ato, Lamachia afirmou que a advocacia brasileira não aceitará, em momento algum, qualquer desrespeito à classe profissional dos advogados. “O desagravo não é somente solidariedade, vai muito além disso. Prerrogativas são inegociáveis e irrenunciáveis a partir do momento em que se destinam, de fato, ao cidadão. Por isso onde tivermos um advogado desrespeitado, lá estará a OAB”, apontou.

Ao encontro dos advogados

Leonardo Campos disse que a gestão de Claudio Lamachia ficará marcada pelo encontro com as Seccionais e Subseções, sem distinção entre capital e interior. “Lamachia não é um presidente de gabinete. Ele se iguala a todos os seus colegas ao deixar a capital federal e levar o Conselho Federal da OAB a todos os advogados brasileiros que, segundo o jargão de nossa profissão, esfregam a barriga no balcão”, elogiou.

Lamachia recebeu da advocacia mato-grossense uma placa em reconhecimento aos excelentes serviços jurídicos prestados à sociedade e à advocacia.

Também participaram o presidente em exercício da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cassio Telles; o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias; o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos; o presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da Seccional, André Stumpf; e o delegado regional Rafael Sippel Fossari.



Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres