Menu Mobile

Conteúdo da página

Em Teresina, Lamachia saúda OAB-PI pelos 85 anos e fala sobre reformas em trâmite

terça-feira, 25 de abril de 2017 às 16h45

Brasília (DF) e Teresina (PI) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, está na capital piauiense para comemorar os 85 anos da Seccional nordestina. Além das festividades, a entidade promove também a consolidação de sua posição sobre as reformas previdenciária e trabalhista. O vice-presidente nacional da OAB, Luis Cláudio Chaves, e o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, também estão em Teresina.

“Abraço todos os colegas advogados e todas as colegas advogadas, bem como a sociedade piauiense, por estes 85 anos da OAB Piauí, entidade com relevantes serviços prestados. A advocacia deve estar unida de modo sereno e tranquilo para contribuir com o Brasil em meio ao momento, com uma visão de mais encontro e menos confronto que deve se estender à sociedade. Um Brasil dividido não é bom para ninguém, ”, saudou.

Em seguida, falou sobre as reformas em trâmite. “Neste momento a OAB reafirma seus compromissos com a sociedade, com a democracia e com a defesa da Constituição Federal quando luta contra determinadas reformas que, na nossa visão, são retrocesso social. A Ordem dos Advogados do Brasil tem esse compromisso de defender os direitos dos trabalhadores e a cidadania, que não pode de modo algum ser arranhada por conta do momento que vivemos”, apontou.

O presidente nacional da OAB criticou, ainda, o volume de corrupção no país. “Dizem que uma possível crise econômica seria a justificativa das reformas. Pois eu não entendo assim. Eu acho que a crise que vivemos é moral e ética, e não econômica. Se nós já tivéssemos solucionado a corrupção que há tanto tempo nos assola, seguramente não se estaria impondo ao cidadão a necessidade de pagar uma conta que ele não gerou. Reformas são necessárias, mas não da maneira como estão postas, sem debate”, opinou.     

Lamachia participou, ainda, da inauguração das novas dependências do Clube dos Advogados da OAB-PI e do lançamento do OAB Office, uma nova proposta para escritórios de advocacia, bem como das cerimônias de homenagem que acontecerão na sede da Seccional. 

Atividades

A programação pela passagem dos 85 da OAB teve início na manhã desta terça (25), com uma sessão solene na Câmara Municipal de Teresina. O presidente da Ordem no Piauí, Chico Lucas, lembrou que é preciso comemorar as conquistas e a consolidação da classe, construída pelo trabalho de nomes honrados da advocacia. 

“Temos a comemorar os nomes honrados que fizeram parte da luta e construíram uma marca consolidada, principalmente em um momento crítico que foi o da ditadura. Temos que aprender com eles que esses desafios que se apresentam têm que ser enfrentados, e que devemos continuar conclamando os advogados e cidadãos para as lutas diárias da classe", destacou o presidente.

Na ocasião, ele se posicionou sobre a reforma trabalhista que tramita no Congresso. “Não se deve aprovar (a reforma) em regime de urgência, como o governo tenta impor. Todas as reformas devem ser discutidas com a sociedade, a fim de se debater todos os pontos, e não nesse toma-lá-dá-cá”, disse.

Novo clube

Como parte da programação, um espaço de lazer reestruturado foi entregue à advocacia. O Clube dos Advogados pela Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) foi reaberto. Fica na na Estrada da Usina Santana (a 1Km da BR 343) e passa a contar com um restaurante ampliado e climatizado, uma brinquedoteca, banheiros adaptados para acessibilidade e ainda um novo campo de futebol padrão Fut 7. 

As intervenções visaram tornar o local mais atrativo para os advogados, seus familiares e convidados, dando mais conforto ao seu momento de lazer.

A reforma contou com recursos do Fundo de Integração Assistencial dos Advogados (FIDA), da CAAPI e o patrocínio da Unimed.

OAB Office

Com 300 metros quadrados de área construída, o espaço conta com nove escritórios compartilhados, duas salas voltadas ao peticionamento eletrônico, duas salas de reuniões, banheiros, recepção, estacionamento e total acessibilidade. Além disso, está totalmente equipada com mesas e cadeiras para atendimento, ar-condicionado, computadores e scanners. Tudo para proporcionar à advocacia piauiense o apoio necessário ao exercício da profissão.

 Além das instalações modernas, o espaço possui uma ótima localização uma vez que viabiliza o deslocamento entre o Centro Cívico. As salas ficam próximas ao Tribunal de Justiça, Fórum Central Cível e Criminal, Tribunal Regional Eleitoral, Fórum da Fazenda Pública, além das Casas Legislativas Municipal e Estadual e Junta Comercial do Estado.


*Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-PI


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres