Menu Mobile

Conteúdo da página

Nos 85 anos da OAB Bahia, Lamachia cobra celeridade da Justiça

quinta-feira, 20 de abril de 2017 às 15h23

Salvador – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou nesta quarta-feira (19) da comemoração dos 85 anos da Seccional da Bahia, em evento realizado na capital Salvador. Na ocasião, o dirigente criticou a situação política atual do país e defendeu a celeridade da Justiça como princípio basilar de um Estado Democrático de Direito.

Após saudar os dirigentes da OAB Bahia, em especial o anfitrião, presidente Luiz Viana, os conselheiros federais e estaduais, Lamachia criticou duramente o sistema político brasileiro e teceu comentários sobre a crise que assola a o Brasil.

Lamachia se disse indignado com as revelações que têm sido feitas em relação à corrupção envolvendo agentes públicos no Brasil. “Enquanto advogados e defensores da democracia, nós temos um papel maior. Temos que defender o devido processo legal, a ampla defesa, o contraditório, a presunção de inocência, mas temos também que defender o princípio constitucional da razoável duração do processo”, afirmou.

O presidente da OAB se referia ao requerimento feito pela entidade ao STF para a criação de uma força-tarefa para analisar os inquéritos da operação Lava Jato naquela corte. Para o presidente, a presunção da inocência só é declarada “se os acusados tiverem um julgamento em um prazo razoável”.

Também participaram da cerimônia de comemoração aos 85 da OAB-BA: Luís Cláudio Chaves, vice-presidente da OAB Nacional; Ibaneis Rocha, secretário-geral adjunto da OAB Nacional; Homero Junger Mafra, presidente da OAB-ES e coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais; os presidentes de Seccional Marcos da Costa (SP), Ronnie Preuss Duarte (PE) e Felipe Santa Cruz (RJ), assim como o vice de Pernambuco, Leonardo Accioly, o conselheiro federal Carlos José Santos da Costa e Erick Venâncio Lima do Nascimento, representante da OAB no CNMP, além de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres