OAB presente a homenagem aos 90 anos da Rádio Gaúcha
Brasília – A conselheira federal pelo Rio Grand e do Sul, Cléa Carpi, representou a entidade nesta quarta-feira (5), na cerimônia realizada pela Câmara dos Deputados, alusiva aos 90 anos da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre.
Cléa ressaltou a importância da cobertura ágil e do bom jornalismo realizado pela Rádio Gaúcha ao longo de sua história.
A sessão foi uma iniciativa dos deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS) e João Derly (Rede-RS). Ao longo da solenidade, representantes de diferentes partidos se revezaram na tribuna para destacar a relevância da emissora da RBS na vida do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Na abertura do evento, o deputado Pompeo leu um texto enviado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no qual observa o “papel de porta-voz rio-grandense, fortalecendo a iniciativa das comunidades no sentido de suas aspirações e reivindicações e destaca “a defesa de valores sociais e coletivos” por meio de campanhas educativas. Em seu discurso, Pompeo complementou as palavras do presidente da Casa: “Aonde o gaúcho vai, a Rádio Gaúcha vai junto”.
Representando a Rádio Gaúcha, o vice-presidente editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech, relembrou a liderança de audiência da emissora, atribuindo-a principalmente à paixão com que os mais de 100 colaboradores da emissora se dedicam à atividade de informar o público com agilidade e credibilidade. “O microfone da Gaúcha é uma trincheira da liberdade de expressão, do debate e da pluralidade em um mundo de crescente radicalização e intolerância”, acrescentou Rech.
O papel da Gaúcha na cobertura jornalística e esportiva também foi relembrado pelo deputado Afonso Motta (PDT-RS). “A presença da rádio ocorre em coberturas extraordinárias, em vários momentos do país. Em momentos históricos da trajetória da humanidade, a Rádio Gaúcha sempre esteve presente”, afirmou.
Já a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que trabalhou na sucursal do Grupo RBS em Brasília, defendeu a importância da rádio no atual momento político, de tramitação de projetos importantes no Congresso, como lei do abuso de autoridade, anistia a Caixa 2 e lista fechada e fim do foro privilegiado. “A rádio serve à democracia, e temos que preservar este valor”, defendeu.
Outro responsável pela homenagem, o deputado João Derly disse que a proposta levou em conta a importância da Gaúcha na cobertura esportiva. Ele lembrou que a emissora acompanhou a trajetória dele enquanto conquistava diversos títulos como judoca. “Minha vida de esportista, de atleta, de judoca, sempre necessitou da informação para que a gente pudesse alavancar a carreira”, disse Derly.
A solenidade em homenagem aos 90 anos da Gaúcha ainda foi acompanhada pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que exemplificou o papel da emissora na vida do Rio Grande com a cobertura precisa e responsável durante uma epidemia de gripe A no Estado, enquanto exercia o cargo de secretário da Saúde. Segundo ele, a cobertura foi fundamental para tranquilizar a população, permitindo que as autoridades debelassem a epidemia.
A cerimônia também contou com a presença do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo; de diversos parlamentares, da ex-senadora Marina Silva, além de representantes de entidades da comunicação, do Ministério Público Estadual, da Justiça Federal e do governo gaúcho.