Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia recebe vice-presidente do BB para tratar de alvará eletrônico

quarta-feira, 22 de março de 2017 às 18h24

Brasília – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, recebeu na tarde desta quarta-feira o vice-presidente de governo do Banco do Brasil, José Eduardo Pereira Filho, para tratar da implementação do alvará eletrônico. O encontro é mais uma fase no diálogo entre a Ordem e o banco - após muitas reclamações da advocacia, inclusive ação judicial na Bahia - para viabilizar a implantação do dispositivo e para o desenvolvimento também de um aplicativo de celular para que os advogados possam solicitar o pagamento de alvarás usando uma foto do documento e uma identificação pessoal. Também participaram do encontro João Pinto Rabelo Júnior, diretor de governo do Banco do Brasil; Daniela Hora Alves, gerente executiva de diretoria de governo; e Neila Maria Barreto Leal, gerente executiva jurídica do banco.

“O aplicativo seria um passo importante”, resumiu Lamachia, que ouviu de seus interlocutores que a implementação do alvará ainda depende de algumas questões técnicas e burocráticas. Enquanto a ferramenta não for efetivamente implementada, o banco promete alguns procedimentos para facilitar o atendimento aos advogados.

O primeiro deles será a melhoria no atendimento com a disponibilização de mais postos exclusivos para demandas relacionadas a alvarás com saque imediato nestes pontos de, como era feito anteriormente. Além disso, atendimento preferencial em toda e qualquer agência do Brasil, sujeito ao processamento centralizado, sem saque imediato, a possibilidade de distribuir o produto do saque por diversas contas, evitando problemas fiscais para o advogado e mais efetividade na comunicação com o advogado para dar ciência de problemas no processamento e pagamento.

O vice-presidente de governo do Banco do Brasil elogiou o encontro e a possibilidade de aproximação entre a OAB e o banco. “Essa pauta com a OAB já vinha sendo trabalhada há algum tempo. A possibilidade de um encontro, de uma aproximação maior entre as duas instituições. Com a nossa presença reafirmamos a parceria da OAB com o Banco do Brasil no sentido de fazer valer algumas demandas que existem e que são logicamente de todo o Brasil dentro dos vários segmentos que envolvem depósito judicial e a participação de advogados na vida bancária no Banco do Brasil. Isso é o que queremos, essa aproximação, azeitar todos os caminhos que facilitem os bons serviços dos advogados no Brasil inteiro”, disse ele.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres