Menu Mobile

Conteúdo da página

Solenidade de 85 anos da OAB Paraná é prestigiada por advogados de todo o país

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 às 08h42

Curitiba - Uma solenidade prestigiada por advogados de todo o país marcou os 85 anos da OAB Paraná nesta quarta-feira (15). O evento foi pautado por recordações da história da instituição e homenagens àqueles que contribuíram para sua consolidação. Além de dirigentes da seccional, das subseções, conselheiros e presidentes de comissões, a sessão solene contou com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, do vice-presidente nacional, Luís Claudio Chaves, do secretário-geral adjunto, Ibaneis Rocha, além de presidentes de seccionais de sete Estados.  A data também foi marcada pelo lançamento da edição comemorativa “OAB 85 anos”.

O presidente Lamachia saudou a data. “Quero parabenizar a OAB Paraná por seus 85 anos na pessoa de seu presidente, José Augusto de Noronha, e de todos os dirigentes que fazer desta instituição um exemplo para todo o Brasil”, afirmou.

Ao saudar os presentes, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou que o passado da instituição é motivo de orgulho, destacando que o presente é trilhado por advogados e advogadas que dedicam o seu tempo de forma voluntária ao engrandecimento da seccional. “Reverencio todos aqueles que com o seu trabalho pavimentaram essa estrada”, afirmou. 

“Ninguém pauta a OAB, além dela própria. Muitos não querem ouvir o que nós temos a dizer, mas a esses eu digo que diremos sempre o que a OAB deve dizer.  Defenderemos sempre a Constituição, o Estado Democrático de Direito e a boa aplicação das leis. Por isso, como disse Luiz Vianna, presidente da OAB Bahia, a OAB deve ser sempre o porto da sociedade brasileira”, afirmou Noronha. 

Em uma breve retrospectiva da história da OAB Paraná, Noronha recordou momentos importantes da advocacia, destacando nomes como o de José Rodrigues Vieira Netto, Elio Narezi e Eduardo Rocha Virmond. “A nossa Ordem sobreviveu a todas as tormentas institucionais que conflagraram o país desde 1932. O Estado Novo, as duas quedas de Vargas, o governo militar, a luta pela redemocratização.  Foi protagonista de inúmeras causas. Em 1972, sob o comando de Elio Narezi promoveu em Curitiba o Encontro de Presidentes da Seccionais, primeiro documento da OAB a condenar o arbítrio vigente com o Ato Institucional nº 5. Em 1978, a 7ª Conferência Nacional dos Advogados, comandada por Raymundo Faoro e Eduardo Rocha Virmond, antecipou o fim do AI-5, viabilizou a anistia e a volta do regime de pleno direito”, disse.

“A OAB Paraná sempre teve vontade de empreender e surpreender. Sediamos três conferências nacionais. Depois da histórica conferência de 1978, a de 1994, em Foz do Iguaçu, e em 2011 a conferência de Curitiba. Com o passar do tempo, a nossa instituição se ampliou. A nossa OAB, com 60 mil advogados ativos hoje, que tenho orgulho enorme em presidir”, frisou

Representando os dirigentes e conselheiros da OAB Paraná, a conselheira federal Edni de Andrade Arruda, destacou a força da advocacia, lembrando o seu protagonismo na Conferência Nacional de 1978 contra a ditadura militar. “Há muitos anos, quando a noite caiu sobre este país, quando a ditadura teve a covardia de caçar os ministros mais proeminentes do STF, foram os advogados que se uniram para lutar contra o arbítrio”, disse, interrompida pelos aplausos. 

“Estou aqui hoje representando as advogadas do Paraná. Me sinto credenciada porque tenho um amor inerente à advocacia. Tenho um amor à Ordem, tenho sempre dito que é preciso resgatar os valores, porque a advocacia está muito abalada por conta de integrantes que não honram a profissão. Meu sentimento hoje é de orgulho. Eu trago a força, a resistência do povo do interior, trago a esperança dos campos verdes. O sentimento que me invade é o orgulho da Ordem”, afirmou Edni. 

O presidente da CAA-PR, Artur Piancastelli, também destacou a Carta de Curitiba, resultado da histórica Conferência Nacional de 1978. “Toda a grandiosidade da OAB é fruto do trabalho de muitos, que foram os arquitetos da OAB. A CAA-PR estará ao lado da OAB na construção”, afirmou.    

Estiveram presentes o vice-presidente da OAB Paraná, Airton Molina, a secretária-geral Marilena Winter, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o diretor tesoureiro Fernando Baracat, além de conselheiros estaduais e federais, ex-presidentes da seccional; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Renato Braga Bettega; o Procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargador Arnor Lima Neto; o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP-PR), Helio Gomes Coelho Junior; o secretário de Estado da Justiça, Artagão de Matos Junior; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Adalberto Xisto Pereira; o presidente da CAA-PR, Artur Humberto Piancastelli; a conselheira federal Edni de Andrade Arruda, representando dirigentes e conselheiros federais; a procuradora do município, Rosa Maria Alves Pedrozo; e outras autoridades.

A solenidade foi prestigiada ainda pelo presidente da OAB-RS, Ricardo Ferreira Breier; pelo presidente da OAB-PI, Francisco Lucas Costa Veloso; pelo presidente da OAB-SP, Marcos da Costa; pelo presidente da OAB-PA, Paulo Antonio Maia e Silva; pelo presidente da OAB-SC, Paulo Marcondes Brincas; pelo presidente da OAB-MS, Mansur Elias Karmouche; pelo presidente da OAB-ES, Homero Mafra; e pelo presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz.

Com informações da OAB-PR


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres