Menu Mobile

Conteúdo da página

Tem início em Caxias (MA) a Caravana Nacional das Prerrogativas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017 às 17h52

Brasília (DF) – Nesta quarta (15), foi iniciada em Caxias a etapa do Maranhão da Caravana Nacional das Prerrogativas. A iniciativa do Conselho Federal da OAB em parceria com as seccionais percorre o país realizando reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras com o intuito de preservar a dignidade profissional dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos.

Com bastante participação da advocacia local, a Ordem ouviu as principais reivindicações da classe na região. Os profissionais lembraram a necessidade de resgate da dignidade profissional, através do respeito por parte das autoridades. Outro ponto destacado foi que os advogados precisam pensar coletivamente, como classe, e não somente em interesses individuais. 

Para Cassio Telles, vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, a advocacia tem por missão básica defender os direitos dos cidadãos. “Na promoção da Justiça, o advogado é agente indispensável e por isso as caravanas querem levar uma mensagem de valorização e fortalecimento da profissão”, sintetizou.

Charles Dias, titular da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, destacou a retomada das caravanas com o início da passagem pelo Maranhão. "É a continuação do compromisso do Conselho Federal da OAB de levar o conselho aonde o advogado está, não importando quão distante seja a comarca na qual o ele trabalha. É a reafirmação do compromisso com a defesa das prerrogativas, da valorização da advocacia e da luta pelo direito de exercer a profissão de forma altaneira, livre, altiva e desassombrada", apontou.

Foram apresentadas algumas denúncias, como a de juízes que comparecem às comarcas às terças, quartas e quinta-feiras, apenas. Todos conclamaram por mais respeito à advocacia em delegacias de polícia através de conhecimento aos policiais sobre o papel dos advogados e suas prerrogativas, bem como respeito ao direito de conversar diretamente com clientes presos. No campo previdenciário, a demanda era o acompanhamento das perícias médicas pelos advogados no INSS. 

Muitos profissionais da advocacia, por outro lado, fizeram questão de ressaltar que, em âmbito geral, existe um bom relacionamento entre advogados, juízes e promotores, com algumas exceções relatadas aos integrantes da Caravana.                        

Além de Cássio, também participaram o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias; o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz; os membros da Comissão Nacional de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia Leonardo Accioly e Diego Almeida; o presidente da subseção da OAB Caxias, Agostinho Ribeiro Neto; o representante local para assuntos de Prerrogativas, Adenílson Souza; além de Nathana Costa, da Comissão de Prerrogativas da OAB Piauí e advogados de Codó e Timon. 


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres