Menu Mobile

Conteúdo da página

Por voto aberto, TJ escolhe hoje o novo desembargador

segunda-feira, 14 de novembro de 2005 às 06h40

Teresina.14/11/2005 - O Tribunal de Justiça do Piauí escolhe hoje o novo desembargador do Estado por voto aberto e fundamentado. A última eleição realizada pelo Tribunal foi anulada pelo Conselho Nacional de Justiça e a instituição teve que realizar nova votação. Disputam a vaga de desembargador os juízes Orlando Pinheiro, Joaquim Santana, Joaquim Feitosa, Fernando Carvalho Mendes, José Alves de Paula, Raimundo Eufrásio e Herbert Belisário. Deixaram de fazer inscrição os juízes Haroldo Rehen e Antonio Peres Parente.

Um dos nomes favoritos para ganhar a eleição é o juiz Joaquim Feitosa, já que na última eleição ele foi eleito com 10 votos. Como a eleição foi secreta, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entrou com pedido alegando que o Conselho Nacional de Justiça tem resolução proibindo o voto secreto quando existe a promoção de magistrado pelo critério de merecimento.

A eleição está prevista para iniciar a partir das 9 horas durante sessão especial no plenário do Tribunal de Justiça. A vaga que será disputada pelos juízes é do ex-desembargador José Luiz Martins Carvalho que se aposentou em agosto deste ano, após completar 70 anos.

Como os desembargadores José Soares Albuquerque e Augusto Falcão Gomes estão afastados, durante a eleição, serão válidos os votos de 13 desembargadores. Após a primeira votação serão indicados os três nomes mais votados para a lista tríplice que passará por nova eleição durante a sessão no plenário. A partir dos três nomes será escolhido o novo desembargador do Estado.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres