Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente nacional da OAB concede entrevistas em Campo Grande (MS)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 às 10h55

Campo Grande (MS) - O Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia concedeu entrevistas para veículos de comunicação local na manhã desta quinta-feira (15). Lamachia chegou a Campo Grande na noite da última quarta-feira (14) para se juntar à Caravana Nacional das Prerrogativas.

Ao Bom Dia MS, na TV Morena, o presidente do Conselho Federal explicou que o fortalecimento da categoria significa também o desenvolvimento de toda a sociedade.  “As prerrogativas e o direito do advogado têm que ser defendidos em nome da própria cidadania. Determinadas prerrogativas são inerentes a própria profissão, que é exercida em nome da sociedade. Todo indivíduo que precisar buscar seu direito em juízo - seja ele em direito criminal ou na área cível – vai precisar de advogado. É necessário que este profissional esteja valorizado porque se tivermos o advogado enfraquecido, teremos toda uma sociedade enfraquecida.”, explicou.

Ainda sobre as prerrogativas, Lamachia citou o fato de a instituição defender os direitos de todos os atores da justiça. “A OAB tem defendido historicamente as prerrogativas da Magistratura, do Ministério Público e dos Advogados. Onde tivermos todos os atores do processo fortalecidos, quem ganha é a própria sociedade” disse.

O presidente da OAB nacional discursou ainda sobre a corrupção do país. “Hoje a democracia tem sofrido alguns golpes. Vivemos uma crise sem precedentes. Podemos afirmar que estes confrontos entre os poderes preocupam muito a sociedade e também OAB. Para superamos essa crise política e econômica que estamos vivendo, só efetivamente com confiança nas instituições, com respeito à Constituição Federal e com bom senso”, ponderou.

Ao jornal de Domingo, Cláudio Lamachia destacou os serviços prestados pela instituição em defesa do cidadão há mais de oito décadas. “São 86 anos de relevantes serviços prestados à sociedade exatamente na linha de defesa do Estado Democrático de Direito e defesa da Constituição Federal. A OAB é muito mais que uma entidade de classe, ela tem por força de lei o papel de representar o cidadão. A OAB é a voz da sociedade brasileira”.

A respeito da atual gestão da OAB/MS, Lamachia destacou o trabalho realizado a favor dos advogados sul-mato-grossenses. " O Mansour e toda a diretoria têm feito um trabalho exemplar e falamos em nível nacional. Esta gestão têm consquistado diversos benefícios para a advocacia estadual. ", elogiou. 

Reforma Previdenciária

A proposta de Reforma da Previdência também foi tema de entrevista. “Se for aprovada, nestas bases que está posta, a Ordem estará questionamento a proposição de proposta de emenda constitucional. Em um primeiro momento, vamos lutar para que se tenha um debate público sobre a proposta de reforma previdenciária, demonstrando aos nossos parlamentares que ela tem inúmeros pontos questionáveis sobre o aspecto da constitucionalidade. Pensamos em trazer ao debate especialistas na matéria e na área, sejam instituições ou mesmo advogados especialista na área previdenciária”, adiantou.  

Segundo Lamachia, alguns pontos da reforma são preocupantes. “O primeiro ponto que nos chama atenção nesta pretendida reforma é o fato de termos que trabalhar até os 65 anos para termos direito a aposentadoria. Então, uma pessoa terá que trabalhar desde os 16 anos de idade para que possa alcançar 49 anos de contribuição, chegando aos 65 anos para aposentadoria. Em alguns estados, a expectativa de vida é menor que 60 anos e isso nos autoriza a dizer que muitas pessoas irão contribuir para a aposentadoria, não usufruindo dela. Isso não pode ser permitido”, finalizou.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres