Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB presente ao 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 às 15h56

Brasília – A OAB Nacional participou nesta segunda-feira (5) da abertura do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça para traçar metas de desempenho e avaliar estratégias para este poder. Representantes do Judiciário em todo o país vieram a Brasília para os debates e reuniões. O Encontro acontece no Tribunal Superior Eleitoral.

O presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, saudou a realização do Encontro, destacando o papel do Judiciário na atual crise por que passa o Brasil. “Precisamos ter confiança em nossas instituições republicanas, pugnando sempre por seu bom funcionamento em prol dos cidadãos brasileiros”, ponderou.

Segundo a presidente do CNJ e do STF, ministra Cármen Lúcia, o Encontro Nacional serve para verificar o que o Brasil espera da magistratura e “o que precisamos fazer para atender às demandas da sociedade”. “O Judiciário atua na pacificação em momento grave de nosso país. Somos responsáveis por resolver conflitos e por sermos capazes de prevenir novos conflitos”, afirmou.

“O CNJ tem como objetivo fixar políticas do Judiciário, de maneira não política ou partidária, com imparcialidade e compromisso com valores da democracia. Verificar o que podemos fazer para que o cidadão se sinta confortável e ciente de que os juízes estão trabalhando para que ele acredite na Justiça”, explicou.

“A celeridade do Judiciário é demanda de todos. Temos problemas em comum, mas também deveres, principalmente em momento de extrema dificuldade. Há na sociedade enorme intolerância com falta de eficiência do poder público. Como agir para que sociedade não desacredite do estado democrático? Papel da Justiça é pacificar”, finalizou.

A mesa de honra da abertura do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário contou ainda com a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz; o presidente do STM, ministro William Barros; a advogada-geral da União, Grace Mendonça; o presidente do TST, ministro Ives Gandra Filho; e o corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha.

Programação

O jornalista William Waack proferiu a conferência magna de abertura do 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, traçando provocações acerca do tema “Justiça, Verdade e Eficiência”. Ainda na parte da manhã, os presidentes de cada ramo do Judiciário apresentaram um panorama dos Tribunais Superiores no ano de 2016.

À tarde será realizada a solenidade de premiação do Selo Justiça em Números. Em seguida, o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, e o jurista Gustavo Binenbojm participarão do painel “O cidadão e a sociedade: o Judiciário na atualidade. O resultado parcial do cumprimento das metas de 2016 será apresentado pelo conselheiro Gustavo Alkmim, da Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ.

O encontro prosseguirá na terça-feira (6), com reuniões setoriais de cada ramo de Justiça. O anúncio das metas nacionais e específicas a serem cumpridas pelos tribunais em 2017 será feito na plenária final do encontro.

Com informações do CNJ


Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres