Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente da OAB reúne-se com ministros do CNJ e STJ para tratar do sistema de conciliação virtual

quarta-feira, 6 de julho de 2016 às 15h31

Brasília – Elaborado para ser um sistema facilitador de combate a morosidade processual, o sistema de conciliação virtual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi apresentado na última semana ao presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

No encontro com o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Buzzi, com o conselheiro da OAB no CNJ, Luiz Claudio Allemand, com o coordenador do Comitê Nacional Gestor da Conciliação no CNJ, conselheiro Emmanoel Campelo e o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e membro do Comitê Gestor da Conciliação, André Gomma de Azevedo, o presidente da OAB soube dos detalhes de funcionamento do sistema.

Lamachia afirmou que o sistema será objeto de análise da OAB, como um instrumento de facilitação ao trabalho dos advogados. “Trata-se de uma iniciativa que vem ao encontro do que a Ordem entende como um amplo campo de atuação para a advocacia, que são os novos meios de solução de conflitos, que juntamente com a arbitragem e a mediação representam uma oportunidade, sendo um nicho de mercado relativamente novo e com grande potencial, uma vez que tem trâmite mais célere”, destacou o presidente.

O sistema de mediação digital permite a troca de mensagens e informações entre as partes. Os acordos podem ser homologados pela Justiça ao final das tratativas e se as partes considerarem necessário. Caso não se chegue a um acordo, uma mediação presencial será marcada e deverá ocorrer nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), criados pela Resolução CNJ nº. 125. 

Com informações da Agência CNJ de Notícias

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres