Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB participa de conferência da ONU em NY sobre direitos das pessoas com deficiência

terça-feira, 21 de junho de 2016 às 09h45

Nova York – A OAB Nacional foi uma das expositoras de conferência ocorrida na sede das Nações Unidas, em Nova York, reunindo os Estados Partes da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. O tema principal deste ano foi “Implementando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento: Não Deixar Ninguém para Trás”. O advogado Joelson Dias representou a entidade. 

A Convenção da ONU Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que celebra seu 10º aniversário, foi adotada pela Assembleia Geral em dezembro de 2006. Os países que a ratificaram, como o Brasil, por exemplo, desde 2008, devem reunir-se regularmente em Conferência a fim de discutir matérias relativas à sua implementação.

O evento foi dividido em sessões, que têm seus respectivos subtemas, como o abordado na mesa redonda “Eliminação da pobreza e desigualdade para todas as pessoas com deficiência”, da qual a OAB foi uma dos  palestrantes.

Na ocasião, o advogado Joelson Dias tratou dos reflexos da pobreza e da desigualdade para pessoas com deficiência, de suas dificuldades de inclusão, bem como a necessidade da criação de políticas públicas concernentes a diversas áreas, como educação, saúde, mercado de trabalho e luta conta a discriminação.

O tema dos Direitos das Pessoas com Deficiência é cada vez mais relevante em um momento do cenário mundial que demanda tolerância, diálogo e sensibilidade pelas diferenças, assim como a discussão de medidas concretas para a efetivação em toda a sua plenitude. A reunião, ocorrida entre 14 e 16 de junho, promoveu espaço de encontro, interação e partilha de ideias entre aqueles países que ratificaram a Convenção.

Com informações da ONU

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres