Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia abre Colégio de Presidentes do Paraná e defende valorização da advocacia

sábado, 21 de maio de 2016 às 15h43

Curitiba - O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, participou da sessão solene de abertura do Colégio de Presidentes de Subseções do Paraná, realizada na tarde desta sexta-feira (20). E evento reuniu dirigentes da OAB e lideranças dos três poderes.  

Lamachia ressaltou a responsabilidade da advocacia na defesa da cidadania. “Temos um compromisso inarredável neste momento. A OAB tem compromisso com fiscalização da advocacia, com a defesa permanente e intransigente das prerrogativas da profissão, defendendo, assim, a cidadania. Só cumpriremos essa missão se tivermos a compreensão do artigo 133 da Constituição Federal, que afirma que o advogado é indispensável à administração da Justiça”, defendeu.

“Não é mais hora de continuar ouvindo a história do ‘nós e eles’. Temos que abraçar a transformação social, esta responsabilidade temos que assumir. A OAB tem uma responsabilidade maior ainda, conjugando o laço constitucional e social. É o maior desafio que temos nos próximos tempos”, completou Lamachia.

Ao saudar os presentes, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, frisou que a valorização da advocacia é um dos principais focos do encontro. “Renovando os votos que já fiz, afirmo que nós trabalharemos do primeiro ao último dia para o fortalecimento da advocacia. A OAB para o advogado e para a sociedade”, frisou. “Este evento ficará marcado em nossa memória e da advocacia paranaense. Este evento foi preparado para debater os rumos da advocacia e da justiça do estado”, disse Noronha.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, destacou que é um privilégio para o município receber o encontro, em um momento de crise tão desafiador para o país. “Vivemos uma crise sem precedentes, uma total quebra de repasse de recursos dos governos federais e estaduais para os municípios. Mais do que nunca o Brasil precisa da OAB”, disse.  

Também presente nos debates, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Paulo Vasconcelos, frisou que a corte está de portas abertas para a advocacia. O desembargador aproveitou a oportunidade para anunciar a construção do Fórum Criminal e Juizado Especial juntos às instalações do Centro Judiciário de Curitiba. “Teremos instalações dignas, para um Poder Judiciário mais forte”, disse.

Abertura solene contou com as presenças do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), Arnor de Lima Neto; do Procurador do Estado Paulo Rosso, representando o governador Beto Richa; do diretor geral do Departamento de Execução Penal do Paraná (DEPEN), Luiz Alberto Cartaxo Moura; do vereador Paulo Salamuni, representando a Câmara de Vereadores; do conselheiro federal José Lucio Glomb, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Artur Piancastelli; do presidente da comissão científica do Colégio de Presidentes, Paulo Farah; do presidente da Seccional Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz; além do vice-presidente da Seccional, Airton Molina, a secretária-geral Marilena Winter, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o diretor tesoureiro Fabiano Baracat, a ouvidora-geral Maria Helena Kuss, e outros dirigentes. 

 

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres