Menu Mobile

Conteúdo da página

Jovem supera barreiras sociais e é aprovado no Exame de Ordem

sexta-feira, 13 de maio de 2016 às 07h58

Porto Alegre (RS) – “Sempre tive essa vontade de ser advogado. Quando passei a estudar Direito, me apaixonei”. A afirmação é de Juliano da Silva Dias, jovem de 22 anos recentemente aprovado no Exame de Ordem. Poderia ser mais uma história, mas a trajetória do estudante de direito de Porto Alegre reflete uma trajetória de conquistas e superação.

Filho da única engraxate mulher da tradicional Praça da Alfândega, Juliano sonha em ser advogado desde criança. Aluno aplicado, ingressou em uma das mais tradicionais universidades de direito do Rio Grande do Sul por meio de um sistema de bolsas do governo. Ele foi aprovado no Exame de Ordem antes de sua formatura. Atualmente estagia em escritório de advocacia, enquanto cursa o último semestre do curso.

“Histórias como a de Juliano enchem a advocacia de orgulho. Ver um rapaz superar tantos obstáculos pela paixão de servir à sociedade e à cidadania reafirma em todos os advogados a importância de nossa profissão. A OAB Nacional parabeniza este jovem e deseja muito sucesso na carreira”, saúda Claudio Lamachia, presidente da Ordem.

Ricardo Breier, presidente da OAB gaúcha, recebeu o estudante na sede da entidade e afirmou que sua história “serve de exemplo para todos nós”. “As lutas quando bem empregadas e que levam para um resultado positivo devem ser valorizadas. Esse exemplo mostra que os limites que existem na vida às vezes servem de força para que possamos superá-los", declarou.

Juliano Dias sonha com a profissão desde criança, quando, aos seis anos, já dizia para a mãe: “quero ser advogado”. “Sempre tive essa vontade de ser advogado. Quando passei a estudar Direito, me apaixonei”, afirmou ele. “Acredito que fazendo meu trabalho de forma correta, fazendo o meu melhor e sendo um bom profissional são uma forma de contribuição para a sociedade. Se cada um fizer um pouco, doar um pouco de si, a tendência é a evolução da nossa sociedade. Então, tenho como meta ser um bom advogado, abrir um escritório e ser professor. Crescendo profissionalmente, quero ajudar aqueles que precisam”, antecipou.

Paixão

Dias é o filho mais novo da única mulher engraxate da Praça da Alfândega, em Porto Alegre, Vera Pereira da Silva, 54 anos. “Ele sempre teve paixão pelos estudos, por ter uma profissão. Foi a força de vontade que o levou a conquistar o seu sonho”, disse. “Todo mundo dá parabéns por ele ter passado no Exame de Ordem. Só tenho a me orgulhar disso”, reiterou Vera. “Ele tem força de vontade”, destacou.

Vera e Dias garantiram uma poupança de R$ 8.000 para os custos da formatura, que ocorre no dia 6 de agosto. No entanto, com o falecimento do marido dela, padrasto de Dias, em fevereiro, o dinheiro teve que ser usado para o funeral. A mãe, então, lançou um pedido de ajuda em um site para as pessoas contribuírem para a formatura do filho. “Meu pai, já falecido, foi o primeiro engraxate na Praça da Alfândega, onde trabalhou por 54 anos. Assumi a cadeira dele há dez anos. E, se ele estivesse vivo, iria querer assistir a formatura do neto, com um orgulho imenso dele”, falou.

Breier entregou para Dias o “Novo Código de Processo Civil Anotado”, livro de 840 páginas com as anotações de 70 autores., além de conceder uma bolsa de estudos nos cursos sobre o Novo CPC na Escola Superior de Advocacia (ESA).

Com informações da OAB-RS

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres