Menu Mobile

Conteúdo da página

Lamachia abre o Colégio de Presidentes da OAB do Rio Grande do Sul

sexta-feira, 6 de maio de 2016 às 08h16

Porto Alegre – O presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, participou na noite desta quinta-feira (5) da abertura do Colégio de Presidentes da OAB do Rio Grande do Sul, que reúne as 106 subseções do Estado. O encontro tem como objetivo discutir temas fundamentais ligados ao livre exercício da advocacia, à defesa das prerrogativas, à valorização dos honorários, às dificuldades de prestação jurisdicional, bem como ao processo eletrônico e às questões relacionadas à cidadania e ao poder público.

Lamachia ressaltou a honra de iniciar mais um Colégio de Presidentes na OAB-RS. “Aqui é minha Seccional. Quem assumiu o Conselho Federal da OAB depois de 85 anos foi a Ordem gaúcha. Cada advogado gaúcho faz parte dessa presidência nacional. Por isso, aqui reitero nossos compromissos, pois os advogados têm um papel social muito importante nesse momento institucional e nacional. Se pedimos o impeachment da presidente da República, lembro que buscamos o afastamento de Eduardo Cunha da Câmara dos Deputados. Foram três meses em que fizemos muito na OAB Nacional”, afirmou.

Segundo Lamachia, novos compromissos têm que ser assumidos com a advocacia, lembrando o cumprimento de ações, como os honorários, as férias e os prazos em dias úteis, no novo CPC. “Nosso foco agora são as leis da criminalização das prerrogativas da advocacia e os honorários da Justiça do Trabalho. Recentemente, garantimos o Simples para a sociedade individual. Vamos juntos buscar mais e fazer mais pela advocacia”, registrou.

O presidente da OAB gaúcha, Ricardo Breier, explicou que a entidade é forte e atuante contra violações de prerrogativas. Também fez um apelo para que a advocacia tenha um olhar atento para o cumprimento do novo CPC, especialmente no âmbito da valorização dos honorários. “A verificação do efetivo cumprimento das novas leis é fundamental, pois elas valorizam a advocacia e a cidadania. Nesse sentido, a OAB-RS vai implantar o Observatório do Novo CPC. Caso os advogados tenham conhecimento de eventual desrespeito a algum item, tomaremos providências”, afirmou.

Representando as subseções, o presidente da OAB Encantado, Nei Di Domenico, frisou que o Colégio é o mais importantes dos foros de debates da entidade. “Que esse evento seja de efetivação de propostas”, afirmou.

Em nome da CAA-RS, a presidente Rosane Ramos ressaltou que o Sistema OAB vem trabalhando e conquistando muito de forma conjunta. “Quero destacar o Projeto Previne, que foi promovido na Capital e nas subseções. Importante iniciativa para buscar a qualidade de vida dos advogados e seus familiares.

Presenças

Também participaram da cerimônia o vice-presidente da OAB-RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Rafael Canterji; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o diretor-tesoureiro, André Luiz Sonntag; os conselheiros federais Renato da Costa Figueira, Marcelo Bertoluci e Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-RS, André Araujo; a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Rosângela Herzer dos Santos; o coordenador das subseções, Jorge Fara; o ex-presidente da OAB-RS Luis Felipe Lima Magalhães; a procuradora-geral de Porto Alegre, Cristiane Nery; o procurador-geral adjunto do Estado, Cristiano Bayne; representando o TRT-4, a desembargadora Tânia Reckziegel; o TRE, juiz Jamil Bannura; e o TCE, conselheiro Bruno Freitas.

Com informações da OAB-RS

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres