Santa Catarina registra apenas 29,78% de aprovação em exame
Brasília, 30/06/2005 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina aprovou apenas 29,78% dos bacharéis em Direito que se inscreveram para o primeiro Exame de Ordem do ano. Do total de 2.461 inscritos no exame, 1.346 - o equivalente a 54,69% dos candidatos - conseguiram ser aprovados na primeira etapa e, desses, apenas 733 obtiveram êxito na segunda fase e vão receber as carteiras de advogados. O resultado foi divulgado hoje (30) pela OAB catarinense.
A primeira fase (prova objetiva) é composta de 80 questões e foi realizada em 13 de março deste ano. Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deveria acertar no mínimo 50% das questões. Somente os aprovados nesta primeira etapa podem prestar o exame da segunda fase, a prova prático-profissional, que em Santa Catarina foi realizada em 1º de maio. Nesta última etapa, o candidato teve de responder a três questões: uma peça profissional relacionada à área do Direito de opção do candidato e duas situações problemas.
O Exame de Ordem aponta se os bacharéis em Direito estão ou não aptos a exercer a profissão de advogado. O resultado final do total de aprovados no Estado catarinense pode ser levemente alterado, já que recursos para provas desta última fase ainda podem ser protocolados junto à Comissão de Exame de Ordem da Seccional.