Menu Mobile

Conteúdo da página

Mato Grosso do Sul aprova somente 10,11% em Exame de Ordem

quarta-feira, 15 de junho de 2005 às 07h29

Brasília, 15/06/2005 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso do Sul registrou apenas 10,11% de aprovação entre os candidatos que prestaram o primeiro Exame de Ordem deste ano, aplicado em março último pela Seccional. Dos 544 bacharéis em Direito que se inscreveram desde o início das etapas, somente 173 conseguiram passar para a segunda fase (prova prático-profissional), da qual apenas 55 saíram aprovados.

As estatísticas comprovam que, a cada exame realizado, o número de aprovados é menor, o que vem preocupando as Seccionais da OAB e o presidente nacional da entidade, Roberto Busato. No Estado de Mato Grosso do Sul, em agosto de 2003, foram aprovados 16% do total de inscritos. Já no exame realizado em dezembro do mesmo ano, dos 807 inscritos, 212 conseguiram passar para a segunda etapa e, ao final, 103 conseguiram atingir a média de aprovação, um índice de 12,76% de aprovados.

O Exame de Ordem, que aponta se os candidatos estão aptos ou não a exercerem a profissão, serve como um termômetro da qualidade da formação oferecida pelos cursos jurídicos aos bacharéis em Direito. O exame é constituído de duas fases. A primeira é uma prova objetiva e a segunda, a prova prático-profissional.

Na primeira fase do Exame de Ordem, são aprovados somente os candidatos que obtiveram acerto de, no mínimo, 50 por cento da prova, consistindo em 50 questões de múltipla escolha abrangendo as várias disciplinas do Direito. O resultado final deste primeiro exame do ano do Mato Grosso do Sul deve ser um pouco alterado, pois ainda deverão ser analisadas 44 provas que estão em fase de recurso.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres