Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB capixaba aprova 44,3% dos bacharéis inscritos em Exame

quinta-feira, 19 de maio de 2005 às 07h42

Brasília, 19/05/2005 - Mais da metade dos bacharéis em Direito que prestaram o primeiro Exame de Ordem da Seccional da OAB do Espírito Santo no ano, realizado em março, não foi aprovada. Do total de 1.327 inscritos, 558 obtiveram êxito, perfazendo um índice de 44,31% de aprovação. Apesar do número de eliminados ser maior, a média de aprovação no Espírito Santo é bastante superior às que vêm sendo registradas nos demais Estados brasileiros.

No Pará, por exemplo, a aprovação foi a mais baixa da história da Seccional. Somente 18,01% dos 663 inscritos conseguiram ser aprovados no exame, deixando à margem um percentual de 81,99% candidatos, que não alcançaram a pontuação mínima para aprovação. No Distrito Federal, 71% dos bacharéis inscritos foram reprovados e no Mato Grosso, a Seccional da OAB só conseguiu aprovar 17,48% dos concorrentes.

O Exame de Ordem é a porta de entrada do bacharel em Direito na advocacia. Somente depois de aprovado o candidato pode começar a exercer a profissão. O resultado final dos aprovados no Espírito Santo pode ser levemente alterado, pois ainda não foi concluída a fase de julgamento de recursos apresentados à Comissão de Exame de Ordem da Seccional capixaba. No Estado, que realiza três exames por ano, a próxima prova está marcada para 28 de agosto.

O Exame de Ordem é realizado sempre em duas etapas, uma objetiva e outra prático-profissional, e indica se o profissional está ou não apto a exercer a profissão de advogado. Na primeira fase, são aplicadas 80 questões sobre Direito Civil, Penal e Trabalhista e o candidato deve acertar 50% delas para passar à próxima etapa. Na segunda etapa, o candidato deve apresentar, em quatro horas, uma peça processual.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres