Menu Mobile

Conteúdo da página

Aristoteles descreverá vida de Prado Kelly em sessão no STF

quarta-feira, 11 de maio de 2005 às 08h02

Brasília, 11/05/2005 - O vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Aristoteles Atheniense, participará às 14h de amanhã (12) de sessão solene no Supremo Tribunal Federal (STF) em homenagem ao ministro José Eduardo do Prado Kelly. Nascido em 10 de setembro de 1904 e falecido aos 82 anos, Prado Kelly foi o único ex-presidente do Conselho Federal da OAB a se tornar ministro daquela Corte.

Prado Kelly foi empossado ministro do STF em 26 de novembro de 1965, três anos depois de ter deixado a Presidência nacional da OAB. Antes de chegar à Corte, segundo Aristoteles Atheniense, Prado Kelly defendeu a reorganização dos Estados brasileiros, a participação política da mulher e o direito do povo em resistir à opressão e à ordem ilegítima.

Quando presidiu a OAB, Prado Kelly afirmou, durante a II Conferência Nacional dos Advogados, em São Paulo, que “a milícia da Justiça somos nós que a constituímos, como procuradores das partes, substituindo-as nos atos processuais do começo ao fim das demandas, à exceção dos atos raríssimos em que a sua presença se torne indispensável”. E disse ainda: “Somos para os juízes o que, na tragédia grega, era o coro, símbolo do povo, intérpretes de interesses, mas a nossa missão é a de instrumentos da verdade”.

Prado Kelly foi advogado de Prudente de Morais Neto e João Ribeiro de Dantas. No STF, o ministro relatou mais de dois mil processos.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres