Menu Mobile

Conteúdo da página

Transposição é meio de saldar dívida com Nordeste, diz OAB-CE

sexta-feira, 29 de abril de 2005 às 16h59

Brasília, 29/04/2005 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará, Hélio Leitão, afirmou hoje (29) que o País possui uma enorme dívida social com o Nordeste e sua população e que o projeto de transposição do rio São Francisco é uma excelente forma de começar a pagar essa dívida. “O governo federal está tendo a coragem de desafiar interesses econômicos para olhar um pouco para esse recanto do Brasil, que não deve ser tratado com piedade ou benevolência, mas com justiça e respeito”, afirmou Hélio Leitão, que defende a transposição das águas do rio como forma de alavancar a economia da região.

Hélio Leitão é um dos organizadores do debate que o Conselho Federal da OAB realizará sobre a transposição do Velho Chico. Em sua opinião, este projeto vem sendo discutido há mais de cem anos, mas nunca foi viabilizado em função de entraves políticos e econômicos impostos por Estados do Sudeste, “que temem a competição com produtos dos projetos de irrigação que virão como conseqüência da transposição”.

O debate será realizado às 14h da próxima segunda-feira (02) na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília. Coordena o evento, ao lado de Hélio Leitão, o presidente da Seccional da OAB de Alagoas, Marcos Bernardes Melo, que tem opinião contrária com relação ao projeto. Na ocasião, o Conselho Federal da OAB vai emitir um posicionamento final da entidade sobre o tema.

Ainda de acordo com o presidente da OAB-CE, as obras de transposição do rio são de crucial importância para os cearenses por dois motivos. O primeiro é o ponto de vista social, de melhoria das condições de vida de milhares de nordestinos que enfrentam períodos cíclicos de estiagem e não raras vezes são vítimas da fome. O segundo aspecto, ainda segundo Hélio Leitão, é o econômico, visando diminuir as desigualdades regionais e fazer com que o Nordeste possa se desenvolver em condições de igualdade com as regiões Sul e Sudeste.

Além da OAB cearense, são favoráveis ao projeto do governo de transposição do Velho Chico as Seccionais da OAB dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Já se manifestaram contrários ao projeto os presidentes das Seccionais da OAB de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres