Advogado militante aos 84 anos será homenageado pela OAB
Brasília, 29/04/2005 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil homenageará, em sua nona edição do Projeto Memória, o advogado Manoel Felipe Leiros Garcia, do Amazonas. O registro da homenagem será feito pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, durante a sessão plenária da entidade, na próxima segunda-feira (02), mas a entrega do certificado somente será feita em Manaus, no início de junho. A homenagem é tradicionalmente realizada na sede da OAB, em Brasília, mas o advogado amazonense, de 84 anos, está impossibilitado de viajar por determinação médica.
Manoel Felipe Leiros Garcia nasceu em 23 de agosto de 1920 no município de Silves (AM). Ele tem uma das inscrições mais antigas junto à Seccional da OAB do Amazonas - de número 87 -, datada de 11 de janeiro de 1949. Milita há 60 anos na advocacia e é, hoje, o advogado mais antigo em atividade no Estado, tendo atuado em todos os ramos do Direito.
A homenagem a Manoel Felipe Leiros Garcia em Manaus será organizada pelo presidente da OAB do Amazonas, Alberto Simonetti Cabral Filho. Ele conta que o homenageado caminha todos os dias até o Fórum, presta assistência jurídica principalmente no interior do Estado e nunca exerceu qualquer tipo de cargo público. “Manoel Felipe representa para a OAB-AM um exemplo de bom advogado pelo seu comportamento profissional, pelo atendimento que sempre prestou a pessoas carentes e pelo companheirismo e respeito que tem pelo exercício da profissão e pelos colegas”, afirmou Alberto Simonetti Cabral Filho.
O Projeto Memória foi criado em agosto de 2004 por Roberto Busato para homenagear advogados de cada Estado brasileiro que tenham prestado grandes serviços à advocacia e contribuído de forma relevante para a história da entidade.
Antes de Manoel Felipe Leiros Garcia, receberam a homenagem os seguintes advogados: Egydio Machado Salles (do Pará, em 11 de abril deste ano); Paulo Luiz Netto Lobo (de Alagoas, em 14 de março de 2005); Wanderley de Medeiros (de Goiás, em 21 de fevereiro de 2005); Celso Augusto Fontenelle (do Rio de Janeiro, em 6 de dezembro de 2004); José Annibal de Souza Bouret (Mato Grosso, em 8 de novembro de 2004); Justino Vasconcelos (Rio Grande do Sul, 18 de outubro de 2004); Sebastião Oscar de Castro (Distrito Federal, 16 de setembro de 2004); e Antônio Francisco de Albuquerque (Ceará, em 16 de agosto de 2004).
