OAB interpelará delegado que ameaça “devassa” na advocacia
Brasília, 28/04/2005 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, afirmou hoje (28) que irá interpelar o delegado da Receita Federal da Paraíba, Marconi Marques Frazão, que fez um alerta aos sonegadores, afirmando, em entrevista, que pretende iniciar uma investigação detalhada nas declarações de renda dos advogados do Estado. Segundo Busato, o delegado deu a atender que todos os profissionais da advocacia não cumprem com suas obrigações para com a Receita, lançando “um repto de desonestidade a toda a classe na Paraíba”.
“Nos parece uma retaliação por parte daquela autoridade pública, que demonstra despreparo total para o exercício do cargo por descriminação a uma classe que sempre procurou cumprir com suas obrigações, tanto no pagamento de impostos quanto no social”, afirmou Busato. Na opinião do presidente da OAB, cabe à Receita Federal investigar profissionais de todas as atividades econômicas com relação à carga tributária, a qual todos devem pagar.
A entidade máxima da advocacia vai estudar qual medida adotará para que o delegado da Receita no Estado informe o motivo da investigação que pretende realizar sobre a categoria, medida que, segundo Busato, denigre toda a advocacia da Paraíba.
Em entrevista concedida ao jornal Correio da Paraíba, Marconi Frazão afirma que advogados e empresas de combustível estão na mira da Receita Federal. O delegado da Receita no Estado afirma que o órgão esta captando informações no tocante às declarações de advogados e deve realizar, neste ou no próximo ano, a operação investigativa sobre a categoria.
