Menu Mobile

Conteúdo da página

Editorial: Advocacia fortalecida

quinta-feira, 28 de abril de 2005 às 09h25

Belo Horizonte, 28/04/2005 - O editorial "Advocacia fortalecida" foi publicado na edição de hoje (28) do jornal O Estado de Minas:

"O fortalecimento da advocacia interessa não só aos operadores do direito em geral e aos advogados, em particular, mas, antes, a toda a sociedade que, atualmente, assiste, incrédula, impotente e desesperançosa, ao esgotamento da máquina do Judiciário. Esse emperramento do sistema, se de um lado decorre indiretamente do formidável alargamento dos direitos civis, fruto das recentes conquistas democráticas, tem, de outro, como causa direta, imediata, o completo descaso das autoridades com investimentos que o setor tanto precisa. O resultado está aí. Tão grande é a morosidade na tramitação dos processos, que a solução, por mais justa que seja, vez por outra, não satisfaz sequer ao vencedor da demanda, gerando situação tão perversa que acaba premiando o inadimplente, o contratante de má-fé, em detrimento daquele que se houve com retidão e seriedade e, mesmo assim, teve que ficar anos a fio à espera de uma decisão judicial. Ora, Justiça que tarda não é Justiça.

No desempenho de um de seus papéis institucionais mais relevantes, a Ordem dos Advogados do Brasil-MG promove, de hoje até sábado, em Araxá, no Triângulo, o XI Encontro Estadual dos Advogados Mineiros, com advogados e estagiários vindos de todas as regiões do Estado, num grande encontro cívico de valorização da advocacia em defesa da cidadania. No encontro - com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato; do vice-presidente, Aristóteles Atheniense; dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Edson Vidigal e João Otávio de Noronha e da ex-procuradora do Estado de Minas Gerais Carmem Lúcia Rocha, além de outros palestrantes -, será lançada a campanha nacional da OAB em defesa da República e da democracia, com o objetivo de fortalecer as instituições jurídicas para o aprimoramento da cidadania. Ao mesmo tempo, serão debatidos temas da maior relevância para o fortalecimento da advocacia, relacionados com a ética do advogado, com o uso das prerrogativas profissionais, com a remuneração dos dativos e com o estudo dos reflexos da Emenda Constitucional 45, não só sobre as relações trabalhistas e sindicais, mas sobre o próprio exercício profissional da advocacia, entre outros temas voltados para o aprimoramento técnico dos advogados e para a melhoria do relacionamento entre eles, juízes e promotores. Tudo isso visando à adequada distribuição da Justiça em favor de seu destinatário final: o cidadão. A OAB-MG, com a força e a união dos advogados mineiros, quer mostrar à sociedade a importância do papel do advogado na defesa da cidadania e na busca da boa e rápida administração da Justiça."

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres