Comissão da OAB promove amanhã discussão sobre eutanásia
Brasília, 11/04/2005 - A Comissão de Direitos Humanos (CNDH) do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil promove amanhã (12) o seminário "Eutanásia: ato humanitário ou crime?". Das 14h às 18h, a Comissão pretende discutir os aspectos humanos, éticos e jurídicos que envolvem a questão da eutanásia. O evento será aberto pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, coordenado e encerrado pelo presidente da CNDH, Edísio Simões Souto.
A ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, e os deputados federais Inaldo Leitão, da Frente Parlamentar dos Advogados, e Francisco Carvalho, da Comissão de Seguridade Social e Família, são alguns dos expositores convidados do painel abordando a eutanásia - a polêmica intervenção médica pela qual se busca abreviar a vida, para pôr fim ao sofrimento de um doente reconhecidamente incurável, também chamada morte por piedade.
Outro expositor confirmado é o professor de Bioética da Universidade de São Paulo e membro da Comissão de Bioética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dalton de Paula Ramos. O conselheiro federal da OAB por São Paulo, Alberto Toron, e o representante do Conselho Federal de Medicina, Edevard José de Araújo, além de um representante do Ministério da Saúde a ser designado, também figuram entre os painelistas do debate sobre a eutanásia. O público presente ao debate, que será realizado no edifício-sede da OAB, poderá formular perguntas aos expositores por meio da mesa diretora dos trabalhos.
