Aristoteles abre seminário em parceria com Law Society
São Paulo, 08/04/2005 - O vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aristoteles Atheniense, fez há pouco a abertura do seminário "Brasil e Grã-Bretanha - uma Visão Comparada de Tópicos Emergentes da Advocacia Internacional", realizado pela OAB em parceria com a Law Society of England and Wales, em São Paulo. O evento estará sendo realizado durante todo o dia de hoje (08) no auditório do Centro Brasileiro Britânico, na capital paulista.
Também integram a mesa de abertura da cerimônia o embaixador da Grã-Bretanha no Brasil, Peter Collecott; o presidente da Seccional da OAB de São Paulo, Luiz Flávio Borges D´Urso; o presidente da Law Society of England and Wales, Edward Nally; e o presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB de São Paulo e membro da comissão congênere do Conselho Federal, Antônio Carlos Rodrigues do Amaral.
Aristoteles destacou, na cerimônia, que a expressão compartilhar experiências é a mais apropriada para classificar o seminário, pois o termo significa compartilhar esperanças, esforços, serviços. "Para que tudo nos dias de hoje corresponda à realidade que nos impõe a globalização, é preciso acreditar em tudo o que fazemos. E eu acredito muito nesta parceria com a Law Society of England and Wales", afirmou o vice-presidente da OAB. "A cooperação internacional e a amizade entre os países é o caminho que, com certeza, deverá ser percorrido pelas gerações que irão nos suceder".
Edward Nally manifestou sua satisfação com a ampliação do intercâmbio e das experiências que a Law Society tem tido mediante um contato maior com as associações de advogados de outros países, entre eles o Brasil. "Eu acredito que a experiência e as dificuldades dos advogados é muito semelhante em vários lugares do mundo. Ao compartilharmos nossas experiências, temos mais chances de modernizar nossa profissão", afirmou o presidente da Law Society of England and Wales. Nally lembrou a importância do acordo de amizade firmado em setembro do ano passado entre a Law Society a OAB, assinado pelo presidente da entidade, Roberto Busato.
Já o embaixador da Grã Bretanha no Brasil destacou a importância da cooperação entre os dois países, cooperação esta que deve exceder aos limites da advocacia e ganhar as demais profissões e setores produtivos e econômicos.
O seminário reúne renomados advogados brasileiros e ingleses em torno do debate de semelhanças e diferenças da advocacia nos respectivos países. O primeiro painel do dia, que terá início logo mais, será presidido por Ricardo Lewandowisk e vai abordar a Visão Comparativa dos Sistemas e Estruturas Legais inglesa e brasileira (Common Law e Direito Codificado).
