Advogados do Mercosul debaterão profissão em Foz do Iguaçu
Brasília, 06/04/2005 - Líderes da advocacia dos países do Mercosul, advogados das regiões transfronteiras e profissionais interessados na regulamentação da profissão no âmbito do Mercosul estarão reunidos em Foz do Iguaçu (PR), de 14 a 16 de abril, para o V Encontro de Advogados do Mercosul. Com o tema “O Exercício da Advocacia na América do Sul”, o encontro tem organização do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O objetivo do evento é levar os debatedores a conhecerem as experiências da advocacia no Mercosul e debater o exercício da profissão em cada um dos países que integram o bloco econômico. Já confirmaram presença no encontro importantes personalidades do mundo advocatício da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil, entre eles o presidente nacional da OAB, Roberto Busato. O Coadem congrega os presidentes e delegados das entidades máximas dos advogados dos países do Mercosul e é presidido pelo conselheiro federal da OAB pelo Estado do Acre, Sérgio Ferraz.
O encontro será composto de quatro importantes painéis, além de debates e conferências. Os três primeiros painéis serão realizados durante todo o dia 15 e tratarão das características e disciplina legal da advocacia no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile e Peru e dos principais problemas da advocacia transfronteira.
A experiência Européia quanto às questões transfronteiriças será discutida em conferência, às 17h também do dia 15, sob a condução da diretora da Law Society of England and Wales - entidade que congrega os advogados na Inglaterra e no País de Gales -, Alison Hook.
No sábado, dia 16, será realizado o quarto e último painel do Encontro, que vai tratar da “Atual Regulamentação do Exercício da Advocacia Transfronteira no Mercosul e Propostas de Aprimoramento”. As inscrições para o V Encontro de Advogados do Mercosul podem ser feitas pelos sites: www.oab.org.br; www.coadem.org ou por meio do número: 0800 644-9600.
