OAB-PA defende campanha nacional contra o nepotismo
Brasília, 25/03/2005 - O presidente da Seccional do Pará da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Júnior, irá propor, na próxima reunião do Colégio dos Presidentes da Seccionais da OAB, a realização de uma campanha nacional contra o nepotismo após a declaração do presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti, de que “se tivesse mais filhos, os nomearia também para cargos públicos”. O encontro será realizado em Fortaleza nos dias 31 deste mês e 1º de abril e terá à frente o presidente nacional da entidade, Roberto Busato.
Segundo Ophir, o nepotismo está arraigado à cultura brasileira e é herança da história do País. Temos uma nova ordem constitucional e essa ordem privilegia a moralidade e a legalidade na administração pública. “Há casos de nomeação de parentes em diversos setores públicos, mas é preciso acabar com esses clãs familiares que retiram a oportunidade de outras pessoas capacitadas ao cargo, ferindo a isonomia e privilegiando indivíduos que engordam a remuneração familiar e não têm comprometimento com o serviço público”, afirmou Ophir Cavalcante Junior.
O presidente da OAB do Pará disse que é preciso que haja, urgentemente, uma ampla campanha em todo o país, uma conscientização nacional a fim de se apagar essa mancha do nepotismo, concluiu Cavalcante.
