OAB-MT quer resgatar direito de sustentação oral
Cuiabá,05/03/2005 - Os advogados poderão voltar a fazer sustentação oral em agravo de instrumentos julgados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A decisão deverá sair da mudança do Regimento Interno do Poder Judiciário a ser discutido pelo Tribunal Pleno. "Essa é uma atividade importante na sustentação das teses do advogado e nos foi tolhida" - disse Francisco Faiad, presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Jurandir de Lima, prometeu que o assunto entrará na pauta de discussão. Lima esteve na OAB na tarde desta sexta-feira para uma visita de cortesia. O desembargador disse da sua disposição em melhorar o relacionamento entre a instituição e a entidade, já que há interesse comum pela melhoria da prestação jurisdicional.
Durante a visita, Faiad enalteceu o trabalho do desembargador José Ferreira Leite como presidente do Tribunal de Justiça. "Sempre fomos muito bem atendidos" - disse. Contudo, ele acredita que pela proximidade de José Jurandir de Lima com a classe dos advogados permitirá grandes avanços institucionais. A expectativa foi compartilhada também pela vice-presidente da OAB, defensora Raquel Ribeiro; e pelo conselheiro federal da entidade, Ussiel Tavares, ex-presidente da Ordem em Mato Grosso.
